[the_ad id="288653"]

Governo de Minas anuncia fim de emergência em saúde pública por arboviroses

Governo de Minas anuncia fim de emergência em saúde pública por arboviroses
FOTO: SES-MG

BELO HORIZONTE – O cenário epidemiológico das arboviroses em Minas Gerais apresentou melhora significativa nas últimas semanas, o que levou o Governo do Estado a decretar o fim da situação de emergência em saúde pública. A medida, que havia sido instituída em janeiro deste ano devido ao alto número de casos de dengue, zika e chikungunya, foi revogada nessa segunda-feira (1º).

Mesmo com o fim da emergência, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam em todo o estado. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou a importância da vigilância constante e do trabalho conjunto entre o poder público e a população para evitar a proliferação do mosquito.

“Nesse momento, o estado inteiro tem queda constante de casos e a maior parte dos municípios não está mais com alta incidência. Mas as ações para evitar os focos do mosquito continuam”, afirmou Fábio Baccheretti.

“A previsão é de que 2025 não seja um ano tão difícil quanto esse. Mas não vamos abrir mão de sermos conservadores, porque temos o sorotipo 3, que circulou pouco nas últimas décadas, já foi encontrado em Minas Gerais”, declarou o secretário. 

“Vamos nos preparar para que, caso tenhamos um ano difícil novamente, possamos contar com uma estrutura de saúde mais capacitada, aliada ao uso de drones e da vacinação”, reforçou Baccheretti.

Números da epidemia em Minas

Dengue: Até o dia 1º de julho, foram notificados 1.655.644 casos prováveis de dengue em Minas Gerais, com 970.216 confirmados. Destes, 15.014 foram considerados graves ou com sinais de alerta. Foram confirmados 764 mortes e outras 732 estão em investigação.

Chikungunya: Foram notificados 143.995 casos prováveis de chikungunya, com 109.953 confirmados. A doença causou 83 óbitos e 32 casos seguem em investigação.

Zika: Até o momento, foram notificados 275 casos prováveis de zika, com 38 confirmados. No entanto, a SES-MG ressalta que não há registro de casos confirmados por método direto (RT-PCR) desde 2018 no estado.

Vacinação

Minas Gerais recebeu 289.410 doses de vacina contra a dengue desde o mês de fevereiro, que contemplaram 192 municípios para imunização do público de 10 a 14 anos. Até o momento, foram aplicadas 100.158 doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM