Conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nessa quarta-feira (16), Governador Valadares permanecerá na onda vermelha do programa Minas Consciente pela quinta semana seguida. Quase metade das macrorregiões de saúde do Estado estão na onda vermelha.
Portanto sete macrorregiões do Estado estarão na onda vermelha na semana do Natal, situação que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos. São elas: Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul.
Outra região que regrediu foi a do Norte de Minas, que passou da onda verde para a amarela. Neste momento apenas as cidades do Triângulo Mineiro estão na onda que permite um maior número de atividades econômicas, segundo o programa do governo de Minas. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), houve um aumento de 6,4% de casos de Covid-19 em Minas na última semana.
Para o adjunto de saúde Marcelo Cabral houve relaxamento da população nas ações de distanciamento. “Infelizmente, houve certo relaxamento por parte da população. A pandemia não acabou e também não temos a situação de imunização para a população definida. Levando em consideração a necessidade de manter a rede assistencial de saúde preparada, o aumento de casos e a aproximação das festas de fim de ano, a mensagem que o governo passa para a população mineira é a de cautela: manter distanciamento, utilizar máscaras e álcool em gel e evitar aglomerações”, disse.
Números da Covid-19 em Valadares
Nessa quarta-feira (16), Governador Valadares alcançou a marca de 397 mortes causadas pelo coronavírus e 41 mortes ainda estão em investigação. Agora já são 11.812 caos confirmados com 11.060 pessoas recuperadas da doença.
Além disso 49 pacientes estão internados em ala, 45 em UTI e 261 pessoas cumprem o isolamento domiciliar.
A taxa de ocupação de leitos do SUS/Hospital Samaritano chega a 96,6%, enquanto nos hospitais particulares permanece em 100%.
Equilíbrio entre economia e segurança
Com objetivo de equilibrar segurança sanitária e economia, o Comitê Extraordinário Covid-19 liberou novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, um dos meses mais importantes para o segmento em função do Natal.
Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na onda amarela, poderá funcionar em onda vermelha.
Veja como ficou a nova atualização:
- -Fiscalização efetiva e regular pelas autoridades municipais dos protocolos de funcionamento, incluindo aumento de fiscalização sobre o uso de máscaras.
- -Aumento da metragem referência (1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados) e utilização de controle de acesso para comércio varejista.
- -Ampliação do horário do comércio, bancos e shoppings.
- -Restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 22 horas, com proibição de consumo em pé, para aumentar o controle de distanciamento.
- -Adoção de campanha de comunicação na região fortalecendo o novo protocolo.
- -Monitoramento da situação de casos confirmados, óbitos e capacidade assistencial, tendo em vista que, caso a liberação em questão não leve ao controle de casos, deverá haver restrição de funcionamento para liberação apenas das atividades essenciais.