Nesta fase poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer
A retomada das atividades econômicas da cidade segue avançando, de forma responsável e segura. E nesta terça-feira (3) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou a portaria n° 7.013, que, baseada no Decreto 11.458, determina que Governador Valadares passa agora para o “Nível de Alerta Baixo para a Covid-19”. A determinação entra em vigor na presente data.
A migração para esta fase, somente foi possível após a avaliação dos seguintes indicadores: incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-Covid, percentual de vacinação (1ª dose) e percentual de vacinação (2ª dose).
A análise dos indicadores é feita pelo Comitê de Situação Epidemiológica, formado por membros do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Hospital Municipal (HMGV) e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. O indicador “vacinação” e seu avanço na cidade foi um dos fatores que contribuíram para a diminuição dos pontos analisados pelo comitê.
Dentre as mudanças que estarão permitidas para os próximos dias podem ser destacadas:
• Funcionamento de estabelecimentos sem restrição de horário de funcionamento e lotação (antes era de 2/3);
• Discotecas, danceterias e Salões de Festa poderão funcionar com lotação de 600 pessoas, sempre respeitando o distanciamento de segurança;
• Atividades físicas não precisam mais de agendamento prévio;
• Eventos abertos ao público poderão contar com público de 2.500 pessoas, respeitando a lotação máxima definida pelo AVCB, com fiscalização prévia e liberação do Município;
• Jogos e eventos desportivos poderão ser realizados com público máximo de 70% da capacidade, respeitando as orientações de cada federação, e os espectadores deverão estar de máscaras;
• Igrejas podem funcionar com capacidade normal.
Mesmo com essa flexibilização, é importante destacar que as medidas de segurança sanitária contra a covid-19 devem ser mantidas. Todos ainda devem manter o distanciamento social, o uso de máscaras, lavagem correta das mãos e uso de álcool em gel, entre outros.
Vencer a pandemia é uma responsabilidade compartilhada e aos poucos as atividades vão sendo retomadas, para que possamos juntos viver o novo normal, minimizando os riscos à saúde coletiva.