GOVERNADOR VALADARES – Um esquema de estelionato foi desmantelado na manhã de quarta-feira (19) em Governador Valadares. A operação, realizada por equipes da Polícia Civil de Belo Horizonte e de Governador Valadares, resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de várias mercadorias. O golpe envolvia a compra de produtos sem pagamento, causando prejuízos a diversos fornecedores. A ação resultou na apreensão de diversos materiais e na prisão em flagrante de um homem, de 27 anos, pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, e de uma mulher, de 32, por uso de documento falso.
Como funcionava o esquema?
De acordo com a Polícia Civil, os investigados montaram um escritório no bairro Turmalina, onde adquiriam mercadorias de empresas idôneas, mas não efetuavam os pagamentos. O caso veio à tona após o desvio de uma carga de azeites, que chamou a atenção das autoridades.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a investigação revelou que o esquema causou prejuízos significativos a fornecedores, que entregavam os produtos sem receber o valor combinado.
Sobre as investigações
A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), com apoio da Delegacia Regional em Governador Valadares, para cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
As apurações foram iniciadas em 2022 e, após levantamentos conduzidos pela Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Carga, vinculada ao Depatri, concluiu-se que a mercadoria foi receptada por uma empresa de fachada localizada em Governador Valadares. Diante disso, foram solicitadas as medidas judiciais, cumpridas ontem.
Durante as buscas, as equipes policiais apreenderam celulares, pneus de veículo, computadores, notebooks, máquinas de cartão, equipamentos de gravação DVR, documentos pessoais aparentemente falsificados e diversos produtos perecíveis, como macarrão e feijão. Em razão da presença desses itens, a Vigilância Sanitária Municipal foi acionada para a devida autuação administrativa do estabelecimento.
A operação policial
Durante a ação, os policiais civis prenderam duas pessoas e apreenderam diversas mercadorias no local. Além do estelionato, outras irregularidades foram identificadas.
O delegado Felipe Freitas, responsável pelo caso, explicou que foram encontradas suspeitas de furto de energia elétrica no escritório. Um carro com indícios de adulteração também foi apreendido na garagem do local.
A Polícia Civil destacou que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.