GOVERNADOR VALADARES – A força e a sensibilidade da escrita de Conceição Evaristo vão ganhar voz e presença no palco do Teatro Atiaia, no próximo dia 24 (domingo), às 20h. A leitura dramática de “Olhos d’Água”, obra lançada em 2014, será apresentada pela produtora Gira Cultural e promete emocionar o público com narrativas que revelam histórias de personagens negras, marcadas por silêncios impostos pelo racismo, pela desigualdade de gênero e pelas barreiras econômicas.
O livro reúne quinze contos sobre crianças, homens e, principalmente, mulheres – mães, idosas, domésticas, ex-prostitutas – figuras centrais na escrita de Evaristo. Para o espetáculo, foram selecionados quatro contos, que serão interpretados por quatro artistas negras de Valadares: Érica Timóteo, Fernanda Oliveira, Gilsa Santos e Sabrina Bertolini.
A direção é de Marina Cantriz, belo-horizontina radicada na cidade. A proposta de levar “Olhos d’Água” para o palco surgiu do artista e produtor Ademir Martins, idealizador da Gira Cultural, que vê na leitura dramática uma oportunidade de diversificar a cena teatral local e atrair novos públicos. “Esta leitura dramática surgiu de uma inquietação minha, da vontade de proporcionar trabalhos aqui em Valadares a que eu gostaria de assistir, trabalhos mais diversos. A leitura dramática é uma linguagem do teatro pouco explorada na cidade, e quero popularizá-la. Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes do país, roda hoje o Brasil, aos 95 anos, com a leitura dramática e, de verdade, eu pensei: se ela pode, por que a gente também não pode?”, provoca o artista.
O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). Os ingressos estão à venda pelo link disponibilizado pela produção, com valores de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
O Teatro Atiaia localiza-se na rua Marechal Floriano, nº 513, no Centro.











