Com uma estratégia ousada Gilmar saía na frente e liderava as provas
O último dia do Campeonato Brasileiro de Parapente terminou sem provas. Pelo segundo dia consecutivo a previsão climática não se concretizou e a prova foi cancelada. O grande vencedor foi o piloto mineiro Gilmar Couto. O carioca Rafael Saladini ficou em segundo, seguido pelo gaúcho Luciano Horn. O melhor valadarense na disputa foi Leonardo Silveira em 14.
Para Leonardo a organização levou bem a sério os protocolos sanitários de prevenção a Covid 19 e tudo ocorreu bem. “A competição foi muito boa. Todos os melhores pilotos do Brasil estavam aqui competindo. Tivemos cinco dias de provas válidas. Foi muito bem controlado à restrição das pessoas que podiam subir a Ibituruna”, afirmou.
Essa não foi a primeira vez que o piloto Gilmar Couto venceu uma competição em Valadares. O piloto já havia conquistado aqui alguns troféus de campeonatos locais e em 2010 foi campeão do Circuito Brasil de Parapente. “Esta é a primeira vez que eu consigo liderar uma competição de ponta a ponta, achei muito legal tendo em vista que não sabemos como será o outro dia, então acaba sendo uma situação para administrar a si mesmo, pois o resultado final ainda não é sabido por todos nós!”,contou Gilmar.
Bombeiro da reserva e piloto de Parapente, José Carlos Ribeiro Alves, ficou impressionado com a forma de voar de Gilmar. “Ele adotou uma estratégia diferente que deu certo apesar dos riscos. A maioria dos pilotos voa em bloco e no final bem perto do goal aceleram tudo, mas ele sempre puxou na frente mesmo correndo o risco de pregar (pousar). É muito mais difícil encontrar térmicas sozinho porque em grupo se um competidor subir você vai pra térmica dele, mas sozinho você tem que ter uma visão de raio x”.
A estudante de Ciências Contábeis, Daniela Batista, achou legal poder acompanhar a competição em tempo real pelo link da flymaster. “Eu achei melhor quando a CBVL (Confederação Brasileira de Vôo Livre) passou a transmitir o link e narrar a prova no face deles. Porque antes eu acompanhava pelo link mas ficava vendo aqueles pontinhos de parapente mexendo e não entendia muita coisa. Agora com o cara falando é bacana”.
Os resultados gerais podem ser conferidos pelo link: https://sistema.cbvl.com.br/html/competicao/2021/brasileiro/parapente/gv/ .
A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) em parceria com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares e tem o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Governador Valadares (Comturgv) e da Federação Mineira de Voo Livre (FMVL).