Via Varejo, empresa responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto, anuncia investimento de R$ 36 mi em três centros de distribuição no estado
Mais um gigante do varejo do Brasil investe em Minas Gerais para ampliar e melhorar o atendimento a clientes de todo o país. A Via Varejo, dona das marcas Ponto e Casas Bahia, vai aplicar R$ 36 milhões na modernização de dois centros de distribuição e na construção de outra unidade logística em Minas. O protocolo de intenções já foi assinado com o Governo do Estado, com intermediação da Invest Minas.
A companhia já possui uma das maiores redes de distribuição do país, com 27 grandes centros de distribuição e mais de 500 minihubs, pequenos centros de distribuição (CDs). Dois funcionam em Contagem, um para atender as lojas físicas e outro o e-commerce.
Com o investimento, a empresa vai modernizar as estruturas existentes e ainda vai construir mais um em Extrema, no Sul de Minas, gerando cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos nas duas regiões.
A expansão de empresas já instaladas no estado são a prova de que os esforços do Governo de Minas para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“A consequência dessas iniciativas, fruto da eficiência da política desenvolvida pela atual gestão do governador Romeu Zema, é a transformação de Minas Gerais em melhor lugar para se investir no país, impulsionando o crescimento econômico regional e contribuindo para a geração de mais emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário.
Forte tendência
O investimento da Via Varejo reforça Minas Gerais como o melhor centro logístico do país. Estima-se que, hoje, 20% do e-commerce do país passa pelo estado – número em crescimento, conforme análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Em Minas, já operam outras gigantes como Privalia, Amazon e Mercado Livre.
“Acrescentamos mais um ponto estratégico de armazenagem e distribuição de produtos para o e-commerce, muito próximo de uns de nossos principais mercados consumidores que são Minas Gerais e São Paulo. Nossos consumidores B2C serão atendidos em menos tempo e nossos sellers terão um importante diferencial para os seus negócios em operar com a Via Varejo no modelo de fulfillment a partir de Minas. Vale ressaltar a visão vanguardista do Estado em fomentar esse modelo para expansão de negócios com empregos e mais empresas na região”, destaca o diretor executivo de Logística da Via Varejo, Fernando Gasparini.
“A agilidade e a pontualidade são fatores primordiais para os maiores players desse mercado. Em Minas Gerais, eles têm à disposição um ambiente de negócios mais amigável e com menor burocracia, além de localização estratégica. Por isso, o nosso estado é hoje o melhor para esse setor de logística, que é um dos que mais cresce no país”, considera o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Embora já tenhamos um fluxo significativo de mercadorias no país, ainda há espaços para crescimento nesse setor, principalmente para empresas que queiram reforçar o atendimento para grandes cidades do Nordeste e do Centro-Oeste de Minas. “O número de galpões existentes no Brasil equivale à quantidade de estruturas do tipo somente no entorno da cidade de Chicago, nos EUA. O potencial é gigantesco”, afirma o diretor de atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho. Agência Minas