GOVERNADOR VALADARES – O gênero literário mais procurado pelos leitores da Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Zappi tem sido o romance. Contudo, o romance não se trata, necessariamente, do termo amor romântico, como muitos pensam. Esse gênero tem por características ser um texto narrativo, formado por personagem, tempo, espaço, enredo e foco narrativo.
Segundo a biblioteca, durante a pandemia a leitura foi uma das atividades mais buscadas pelas pessoas, tendo o romance testemunhado um aumento positivo no volume de vendas desde então. “Acho que o romance atrai os leitores porque há obras do gênero para todos os gostos e idades. Os temas, como o amor ou o ódio, a tristeza ou a alegria, dizem respeito a todos os seres humanos e fazem com que todos nós nos identifiquemos com eles. As histórias refletem a nossa realidade e nos levam à reflexão”, considera o gerente do Centro Cultural Nelson Mandela, onde está instalada a Biblioteca Pública, Júnior Batista.
Mais procurados
A Biblioteca Pública possui um acervo com centenas de romances de todas as épocas e países. Júnior Batista preparou uma lista especial com os cinco romances mais recentes e procurados pelos usuários. Confira:
1) Loucuras de uma paixão | Maria Estela Orlandeli
2) Tudo tem um porquê | Marcelo Cezar
3) Sempre é tempo de amar | Rita Ramos
4) Despertar | Helena Andrade
5) A costureira: segredos, romance e morte no rastro do Titanic | Kate Alcott
Torne-se usuário da biblioteca
Para fazer empréstimos na biblioteca é necessário realizar a inscrição. Dessa forma, precisa apresentar uma foto 3×4, comprovante de residência e identidade. Os jovens de até 16 anos precisam da assinatura dos pais ou responsáveis legais no ato da inscrição.
Os empréstimos de livros (dois por usuário) são feitos por sete dias, sendo necessária a renovação na data fixada quando houver interesse, sob pena de multa de R$ 0,50/dia por atraso na devolução do material.
O Centro Cultural Nelson Mandela fica na rua Afonso Pena, 3.269, Centro. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e, aos sábados, de 8h às 12h. O telefone para contato é (33) 3271-8310.