Franquias em Minas Gerais têm aumento em 2021

As franquias mineiras faturaram cerca de R$ 14,5 bilhões no ano passado. O setor teve um aumento de 15,3%, com 15.807 operações. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento compensou grande parte das perdas de 2020, devido à pandemia, e quase igualou o desempenho de 2019. 

De acordo com o IBGE, as franquias são o serviço mais significativo de Minas Gerais, correspondendo a cerca de 62% do PIB do estado. O maior número das unidades está no mercado Serviços e Outros Negócios (26,9%), seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,4%) e Alimentação Food Service (12,8%), demonstrando grande diversidade nos produtos.

Lílian Lana de Aguiar é gerente na Lupo de Valadares há mais de 15 anos. Para ela, a franquia oferece um suporte muito grande. Então, torna mais fácil realizar as vendas. “A empresa monta a loja toda e quem abriu franquia se dá muito bem. Eles fazem tudo, desde a planta até planejar móveis. Estabelecem o local de cada expositor, mercadorias, vitrine, entre outros. A marca é muito conhecida; então, é fácil vender”, disse.

Além disso, outra questão importante que vem acompanhada na franquia é o marketing. Franquias famosas têm alto investimento em campanhas publicitárias e marketing digital. “A marca é muito forte devido à publicidade também. Tanto que em alguns jogos de futebol ela aparece; até o Neymar já fez campanha”, afirmou Lílian.

Segundo Samuel Bueno, sócio da franquia MaisLaser em Governador Valadares, ter um marketing a nível nacional é de extrema utilidade. “Ter a imagem da artista (Ana Hickmann) levando credibilidade é uma das grandes vantagens de abrir a franquia”, disse. 

A famosa Ana Hickmann é uma das fundadoras da MaisLaser. A empresa de estética foi criada há três anos e já possui 200 unidades no Brasil. O empresário Samuel Bueno é sócio de 45 filiais. Destas, 18 estão em operação. “Escolhemos dentro do estado de Minas, pela característica de ter um público consumidor forte, os principais polos. Valadares tem grande potencial de consumo econômico. Estamos terminando a expansão para cobrir todo o estado”, afirmou.

Para o empresário, abrir uma franquia é muito mais vantajoso do que começar um negócio “do zero”. “A principal vantagem é ser um negócio já consolidado e testado no mercado. Então, os erros e aprendizados que o franqueado teria que aprender sozinho ele já elimina, e tem apenas que mostrar uma capacidade boa de execução. Temos todo suporte, acompanhamento e treinamento do franqueado”, explicou.

Lílian Lana trabalhando na franquia da Lupo/ Pamella Tomich

Franquias são mais viáveis financeiramente?

A pandemia faliu mais de 10 mil lojas em Minas Gerais, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo Samuel e Lilian, empresário e gerente, respectivamente, apesar de as marcas terem passado por algumas dificuldades, a franqueadora foi extremamente importante na manutenção na pandemia.

Marcos Rodrigues é professor de finanças, marketing e logísticas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Valadares. Para ele, Minas Gerais é um ótimo local para investir em franquias. “Minas teve esse crescimento porque temos um bioma interessante pro desenvolvimento. Ipatinga, por exemplo, tem uma indústria forte e em Valadares a base é o comércio. Então, existem franquias que irão se dar bem em cada uma”, explicou.

“A franquia é muito mais interessante do que abrir o negócio do zero; o trabalho que você terá é muito menor. É um bom negócio, também, devido à margem de lucro. Pode ir de 30% a 50%, dependendo do segmento, principalmente na prestação de serviço”, disse.

Segundo o professor, antes de abrir uma franquia é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado e ter certeza do que é melhor para o seu negócio. “Talvez o mais importante seja analisar se você é empresário ou empreendedor. O empresário tem o foco no lucro, o empreendedor é mais relacionado ao que gosta, startup. Depois observe as diretrizes das franquias – algumas são mais flexíveis. Então, veja o que é mais compatível para você”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brasil não adotará horário de verão neste ano

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada hoje (16), pelo ministro