O vencedor do primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro de Parapente foi o francês Ivan Haas. A competição começou no domingo e conta com a participação de mais de 125 pilotos. O brasileiro mais rápido foi Lucas Ribas (2º), e dos oito valadarenses que estão na disputa foi Leonardo Silveira, que ficou em 22º.
O campeonato vai até o dia 19 deste mês. Pilotos da Polônia, Rússia, Portugal, EUA e França estão participando. O objetivo é pontuar no ranking internacional. O destaque do primeiro dia foi o brasileiro Matheus Tibúrcio, que fez sua estreia na competição, ficando em 47º lugar.
A primeira prova foi de 73,5 km. Os pilotos foram até Divino das Laranjeiras, depois Engenheiro Caldas, retornaram até São José do Acácio, passaram pelo posto Monza e chegaram a Divino do Traíra. Apesar da distância, 88 pilotos conseguiram. Já a de ontem (14) foi de 84,6 km. Os pilotos fizeram um bate e volta sobre a região: saída do pico da Ibituruna, passando pelo trevo de São Vítor, Capitão Andrade, Alpercata e GOAL na Fazenda Geraldo Farias.