GOVERNADOR VALADARES – Nos dias 18 e 19 de novembro acontecerá o Fórum de Turismo, um evento dedicado a reunir especialistas, gestores e a comunidade em torno das tendências e estratégias para o desenvolvimento do setor. Com programação variada, o fórum começará na noite do dia 18, a partir das 18h30, no Teatro Atiaia, onde Marta Poggi, especialista reconhecida internacionalmente, ministrará a palestra “Tendências do Turismo”.
No dia 19, as atividades continuam no Senac, localizado na Avenida JK, 1825, no bairro Vila Bretas, a partir da manhã, com rodas de conversa e atividades colaborativas. Entre os temas em destaque estarão gastronomia, turismo na natureza e aventura, além da construção coletiva do Plano Municipal de Turismo. Haverá também a apresentação de cases de sucesso locais e regionais, incentivando uma troca de experiências entre participantes e palestrantes, como Carlos Ornelas, Thaynara, Roséli, Kelven Lopes e Ivo Leo — nomes que representam referências nacionais e internacionais em áreas como turismo de aventura, observação de aves, pesca esportiva e acessibilidade em turismo.
Betinna Tassis, diretora de Turismo, ressaltou o alto nível dos convidados e destacou a inovação das palestras. “A Marta Poggi é padrão internacional para transformar o mindset; o Carlos Ornelas e a Thaynara são referência ABETA; a Roséli é a pessoa que organiza eventos de observação de aves no Brasil com conexões internacionais; o Kelven Lopes é consultor do Ministério da Pesca e já atua qualificando nosso destino para a pesca esportiva, e o Ivo Leo é também padrão internacional e foi consultor do projeto de sinalização turística que será apresentado ao prefeito ainda este mês, com a inovação de um walking tour inclusivo para cegos e surdos na Rota da Princesinha do Vale”.
O evento também será uma oportunidade para que o Departamento de Turismo apresente as ações consolidadas em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Além disso, o Plano Municipal de Turismo para o período de 2025 a 2029 será validado, alinhando-se com as diretrizes nacionais e garantindo a continuidade de políticas públicas que incentivem o turismo local.
As inscrições para o fórum são gratuitas. Para participar do primeiro dia, é necessário se inscrever no Sympla, enquanto a inscrição para o segundo dia será realizada presencialmente no Teatro Atiaia, pelo GV CIT e Comtur.