As fortes chuvas que caíram na noite dessa sexta-feira (20) nas cidades de Santa Efigênia de Minas, Gonzaga e Divinolândia deixaram algumas ruas e casas alagadas. Imagens divulgadas em redes sociais mostram os moradores caminhando no meio da enxurrada, além de casas comprometidas.
A BR-259, entre Gonzaga e Divinolândia de Minas, ficou interditada após a queda de uma árvore. Enquanto em Gonzaga, o distrito de Xodó foi um dos mais afetados.
Em janeiro, os municípios já haviam sido fortemente afetados pelas chuvas. A Prefeitura de Santa Efigênia de Minas já havia decretado situação de emergência no dia 10 de janeiro. De acordo com a prefeitura, só no dia 14 de janeiro oito vítimas foram resgatadas no município.
De acordo com boletim emitido pela Defesa Civil de Minas Gerais, neste sábado (21), a previsão é de mais chuva neste fim de semana em todo o Estado. Além disso, de setembro de 2022 até janeiro, o número de desalojados em Minas Gerais já chegou a 11.447 pessoas. Para dados comparativos, o número de cidades mineiras que declararam situação de emergência ou calamidade pública nos períodos chuvosos cresceu de 58 para 450, do período 2020/2021 a 2021/2022.
Portanto em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil da sua cidade.