BELO HORIZONTE – Já estão definidas as datas, horários e os locais das finais do Campeonato Mineiro 2025, entre América-MG e Atlético-MG. De acordo com a Federação Mineira de Futebol (FMF), os jogos serão disputados em dois sábados consecutivos, após o feriado de Carnaval, nos dias 8 e 15 de março. Ambos os duelos estão marcados para começar às 16h30 (horário de Brasília).
Seguindo a regra da vantagem por ter obtido a melhor campanha na fase classificatória, o Coelho fará a segunda partida do confronto em casa, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Do outro lado, devido a breve interdição para manutenções na Arena MRV, o Galo mandará o primeiro duelo da decisão em seu antigo local de domínio, o Mineirão.
Contrariando as últimas edições do torneio estadual, quando o time de melhor campanha tinha a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols, em 2025, em caso de igualdade no placar agregado, o campeão será definido nas penalidades.
O América segue em busca de soluções para contar com o goleiro Matheus Mendes na decisão do Campeonato Mineiro. O impasse para a escalação do atleta de 25 anos se tornou um problema, já que o titular, emprestado até o final da temporada atual, pertence ao Galo. Por força de contrato, a equipe americana tem que pagar multa de R$ 750 mil para ter o goleiro em campo. Considerando os dois jogos da decisão, esse valor passa para R$ 1,5 milhão. A princípio, o América não esconde a dificuldade em arcar com o valor, dando ênfase a uma gestão financeiramente responsável para o restante da temporada. Apesar da questão financeira, o Coelho segue em tratativas para viabilizar o uso de Matheus Mendes contra Atlético. A decisão poderá ser tomada até a véspera do primeiro clássico.
Vale destacar que na etapa de classificação as equipes se encontraram e o esmeraldino optou por não pagar a multa. O duelo terminou em 1 a 1, com o goleiro Jori atuando como titular. Mendes assumiu a titularidade no América e, até então, é considerado uma das peças fundamentais na equipe treinada pelo técnico William Batista. O goleiro tem contrato com o Atlético até o fim de 2027 e foi cedido ao Coelho até o fim da Série B 2025. O América terá a preferência de compra do atleta no fim do empréstimo, porém, sem passe fixado ou opção de compra.
FINAIS
Jogo de ida: Atlético e América, no dia 08 de março (sábado), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte
Jogo de volta: América e Atlético, no dia 15 de março (sábado), às 16h30 (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte







