SUIÇA – A menos de 200 dias para o pontapé inicial da primeira Copa do Mundo da FIFA com 48 seleções, foram oficializados os procedimentos para a formação dos 12 grupos de quatro equipes, um formato inédito na história do torneio. Nessa terça-feira (25), a FIFA divulgou a divisão dos potes que serão utilizados no sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos. A seleção brasileira integra o pote 1, ao lado das demais equipes que serão cabeças de chave da competição.
Os critérios divulgados pela FIFA definem que os três países-sede, Canadá, México e Estados Unidos, ocuparão automaticamente o pote 1 do sorteio. As demais 39 seleções já classificadas serão distribuídas nos quatro potes, cada um com 12 equipes, conforme o Ranking Mundial Masculino da FIFA/Coca-Cola atualizado em 19 de novembro de 2025.
Além disso, as duas seleções que conquistarão vaga por meio do torneio de repescagem intercontinental, assim como as quatro classificadas pela repescagem europeia, completarão o pote 4, fechando a composição da primeira fase do Mundial.
Potes
Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha
Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; RI do Irã; República da Coreia; Equador; Áustria; Austrália
Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul
Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D da repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA
Sorteio
O sorteio final reunirá técnicos e dirigentes das seleções já classificadas, além daquelas que ainda disputam vaga, na sexta-feira, 5 de dezembro, no tradicional Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington. Será nesse palco que cada país conhecerá seus adversários na primeira Copa do Mundo com 48 participantes. O sorteio acontecerá no dia dia 5 de dezembro, às 14 horas (horário de Brasília).
Seguindo o protocolo definido pela FIFA, as equipes do pote 1 serão as primeiras a serem alocadas nos grupos de A a L. Depois, serão sorteados, respectivamente, os times dos potes 2, 3 e 4, completando a formação dos 12 grupos da fase inicial.
Para manter o equilíbrio competitivo do torneio, a FIFA definiu dois caminhos distintos até as semifinais ao elaborar a tabela da Copa do Mundo. Com isso, foram impostas restrições específicas às quatro seleções mais bem colocadas no Ranking Mundial Masculino da FIFA. No sorteio, a equipe líder do ranking (Espanha) e a segunda colocada (Argentina) serão automaticamente direcionadas para lados opostos do chaveamento. O mesmo critério será aplicado à terceira (França) e à quarta colocada (Inglaterra).
O objetivo é garantir que, caso todas avancem como líderes de seus grupos, as duas seleções mais bem ranqueadas só possam se enfrentar na decisão do Mundial.
Nenhum grupo da Copa do Mundo poderá reunir mais de uma seleção da mesma confederação, regra que vale para todas as entidades continentais, com exceção da UEFA. Como a Europa terá 16 representantes no torneio, cada chave deverá obrigatoriamente contar com ao menos uma seleção europeia, podendo ter no máximo duas.
Em relação às duas vagas destinadas ao torneio de repescagem da FIFA, a entidade manterá o mesmo princípio: evitar que equipes da mesma confederação caiam no mesmo grupo. Por isso, a restrição será aplicada aos três times que compõem cada um dos caminhos da repescagem, que serão alocados no pote 4, garantindo equilíbrio na formação das chaves.
*Com informações da FIFA.







