Férias escolares da rede municipal de Valadares começam nesta segunda-feira (18)

Nesta segunda-feira (18) começam as férias escolares da rede municipal de ensino em Governador Valadares. O recesso vai até o dia 1º de agosto. E é uma ótima oportunidade dos pais aproveitarem os momentos com os filhos para passearem e estreitarem os laços.

De acordo com um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria, o período das férias é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Tanto no ambiente escolar, quanto no convívio social.

“As férias são um momento esperado o ano inteiro e é muito legal fazer passeios que caibam dentro do bolso da família e que todos possam aproveitar. Tem que ser um momento de descanso, criar atividades novas com os filhos, permitir que o filho durma um pouco mais, relaxe, faça atividades que não conseguem durante a rotina”, disse a psicóloga Érica Fróis.

Psicóloga Érica Fróis

O que fazer com os filhos nas férias?

Esta é a dúvida da maioria dos pais, que não sabem que atividades realizar com a criança com tanto tempo ocioso. “Eu sempre pergunto para os pais: que memória você quer para o seu filho? Que ele lembre das férias juntos, brincando, ou que os pais ficaram o tempo todo ocupados?”, questionou a neuropedagoga Marciene Gonçalves.

De acordo com a neuropedagoga, são muitas as atividades que os pais podem realizar com os filhos. Então basta usar a criatividade: “Se for viajar, como a criança fica muito ansiosa, faça uma brincadeira no carro. Já se tem fazenda faz uma fogueira, compra marshmallows e petiscos. Podem também brincar de casinha, contar histórias, jogo da memória, karaokê. O importante para o filho é a presença, o ficar junto, disso que eles vão se lembrar”.

Fernanda Braz é educadora física e mãe de dois meninos. Para ela, as férias são muito importantes para passar mais tempo com os filhos e deixar eles fazerem as atividades que mais gostam:

Já de acordo com a empresária Carla Cortezão, mãe de duas adolescentes, sempre que as filhas estão de férias ela preza por terem mais momentos em família: “Eu faço muita questão de ficarmos em família e termos tempo juntos, tiramos o celular para curtir em família. Elas entram de férias amanhã e semana que vem devemos fazer uma viagem para ver a família e curtir as primas. Lá a gente passeia, vai no shopping, faz atividades ao ar livre. Também gostamos muito de ir para a fazenda da minha tia, andar a cavalo, fazer um churrasco, andar de skate e fazer piquenique”.

Segurança

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano com crianças, como queimaduras, quedas e afogamentos. Mas esse número aumenta em cerca de 25% nas férias escolares. 

“Acho importante observar a segurança. Uma criança não pode ficar desassistida em uma piscina, por exemplo. Se for levar para uma fazenda tomar cuidado com os animais, estar de olho nas crianças o tempo todo porque criança não cuida de criança”, afirmou a psicóloga Érica.

Além disso, segundo a psicóloga, é importante usar as férias para analisar a vida acadêmica da criança e certificar que o filho não está sofrendo com dificuldades de aprendizagem: “A época que os pais mais me procuram para realizar avaliação neuropsicológica é nas férias. Com a pandemia muitos pais perceberam que o filho tem dificuldade de aprendizagem e muitas vezes essa dificuldade pode ser déficit de atenção ou algum outro transtorno, então é muito importante certificar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM