TEÓFILO OTONI – O último fim de semana foi marcado por intensa movimentação em Teófilo Otoni com a realização de duas importantes feiras do setor gemológico: a Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), no Expominas, e a Feira de Pedras Preciosas e Semipreciosas, na Praça Tiradentes. Os eventos aconteceram entre os dias 15 e 19 de julho, e atraíram visitantes de todo o Brasil e de diversos países.
Com o grande fluxo de turistas e expositores, a segurança pública foi reforçada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou em conjunto com a Prefeitura e demais órgãos de segurança, inclusive com apoio aéreo. Já na terça-feira (15), uma blitz foi realizada na BR-116 com abordagens a veículos de todos os tipos, além da distribuição de cartilhas com orientações aos visitantes.

As feiras destacaram-se não apenas pela beleza das gemas e joias expostas, mas também pela oportunidade de negócios. Foram comercializadas pedras preciosas, semipreciosas, artesanatos e produtos relacionados ao setor, contribuindo diretamente para a movimentação da economia local. O impacto foi sentido especialmente na rede hoteleira, bares, restaurantes e no comércio em geral.
Durante a cerimônia de abertura da FIPP, o prefeito Fábio Marinho ressaltou a importância da proatividade para o desenvolvimento econômico do município. “Não adianta só ficar sonhando, nós precisamos de proatividade”, afirmou, destacando também o apoio do Legislativo local, como o projeto de Liberdade Econômica apresentado pelo vereador Gabriel Gusmão e outras iniciativas do vereador Renato Teles.

Na Praça Tiradentes, durante a Feira de Pedras, o prefeito reforçou que todas as demandas dos trabalhadores que procuraram a prefeitura foram atendidas. “Nosso objetivo é fazer com que o comércio de pedras, o comércio varejista e atacadista, e os serviços prosperem, pensando no desenvolvimento econômico e social da cidade.”
O sucesso dos eventos reforça a vocação de Teófilo Otoni como polo internacional de gemas e fortalece sua imagem no mercado global de pedras preciosas. Segundo Marinho, a meta é resgatar o glamour e o protagonismo internacional que a feira já teve em anos anteriores.







