O espaço conquistou um público fiel que há anos opta por frequentar e comprar as mercadorias naturais ali vendidas
Com um ambiente tradicional e rústico, a Feira de Agricultura Familiar acontece há anos às sextas-feiras, pela manhã, na rua José Luiz Nogueira, no centro de Governador Valadares. No local, os produtos vendidos são reconhecidos por serem completamente naturais, sem a presença de agrotóxicos ou conservantes. São produzidos e cultivados por pequenos agricultores da região, que possuem histórico na agricultura familiar, fazendo essa tradição atravessar gerações.
Na feira há três anos, Maria de Roma possui uma banca de verduras e legumes. Segundo ela, mesmo não estando no local há tanto tempo, a agricultura sempre esteve presente na sua vida.
“Sempre fui da agricultura familiar, desde criança. Já é de família, né? Mesmo não estando aqui há tanto tempo, sempre estive em feiras. Meu pai era agricultor, minha mãe também, e assim foi passando para todos da família”, contou.
Maria indica que a feira é uma boa vitrine para o público fiel que costuma frequentar o lugar. “É importante as pessoas conhecerem o nosso trabalho, é uma forma de a gente seguir com essa prática. Alguns clientes costumam vir aqui desde sempre”.
Sivanda Silva já trabalha na feira há quase 13 anos. Assim como Maria, ela se tornou agricultora para dar sequência a uma tradição de sua família e sempre viveu do cultivo. “Estou na feira desde 2008. Não fui uma das primeiras a chegarem aqui, mas estive presente desde o comecinho. Vivemos disso”, destacou.
Oportunidade para ampliar negócios
Com o passar dos anos, alguns comerciantes do local procuraram expandir os negócios e vender seus produtos para lojas de grande porte na cidade. Entre eles está Júlio Gonçalves, produtor de mel e variados doces. O apicultor conta que está no ramo desde criança e há 12 anos trabalha na feira.
“Eu tenho fábrica que produz esses produtos. Aí forneço pra atacado, varejo, pra supermercados e mercearias. Então, eu tenho outros segmentos, além de estar aqui”, informou Júlio.