Por THIAGO FERREIRA COELHO e AGNALDO SOUZA
Falta apenas um mês para o primeiro turno das eleições municipais, que serão realizadas no dia 15 de novembro. Em Governador Valadares, 11 candidatos a prefeito e quase 600 candidatos a vereador terão, a partir de agora, 30 dias para convencer o eleitorado de que suas propostas são as melhores para o município nos próximos quatro anos.
Como Valadares possui mais de 200 mil eleitores cadastrados, há possibilidade de segundo turno no município. Isso ocorrerá se, no dia 15, nenhum dos candidatos a prefeito receber mais que a metade do total de votos válidos.
O Diário do Rio Doce procurou os 11 candidatos para saber quais são as estratégias para conquistar o voto do eleitor nesses 30 dias que antecedem o pleito. Apenas quatro candidatos atenderam à reportagem, e suas declarações serão exibidas pela ordem em que cada candidato respondeu ao questionamento.
Fábio Persi
O candidato Fábio Persi (PMN) destaca que sua campanha não tem patrocínio de grandes investidores, nem usa recursos públicos do fundo eleitoral ou do fundo partidário. Ele afirma que suas propostas são baseadas em um modelo de governança voltado para independência, autonomia e liberdade administrativa.
“A proposta do comitê de governança compartilhada em rede horizontal, com Fábio Persi candidato a prefeito, é resgatar Valadares para todas as famílias. Resgatar a boa fama da cidade, para atrair investimentos que gerem empregos e renda. Continuaremos sensibilizando idealistas e remanescentes dos pioneiros, para uma composição de resgate dos valores e referências que fazem a diferença na vida dos valadarenses”, disse Persi.
Xabier Galarza
Para Xabier Galarza (PSOL), o mês que ainda resta até o primeiro turno será um momento para convidar o eleitorado a participar ativamente na campanha. Xabier avalia que os eleitores precisam ter esperança por um Brasil melhor e uma Valadares mais acolhedora.
“Vamos ouvir e escutar o que o cidadão tem a dizer, prestar atenção e responder aos questionamentos com clareza, transparência e sinceridade. Com o coração. Precisamos mostrar com exemplos a importância da política no preço do arroz, da gasolina, o valor do salário, da saúde, educação. Tudo passa pela política. Devemos apresentar a proposta mais afim à realidade daquele cidadão. Se está com problema de saúde, por exemplo, apresentar as propostas para a saúde na cidade”, observou Xabier.
Leonardo Monteiro
Leonardo Monteiro (PT) aposta na campanha nas redes sociais e nas ruas, ainda que tomando cuidados contra a proliferação do coronavírus. O candidato destaca ainda que a coligação possui mais de cem candidatos a vereador, multiplicando a campanha de forma presencial ou on-line. “Temos sentido que as pessoas querem mudança, e quando conversamos com elas, quando falamos o que queremos fazer pela cidade, temos recebido bastante apoio, as pessoas estão muito animadas com a nossa candidatura. Então, a estratégia para atrair o eleitor é falar sempre a verdade, lembrar o legado dos nossos governos em Valadares, que sempre administraram com inversão de prioridades, com participação popular, transparência, com cuidado e amor às pessoas”, declarou Leonardo.
André Merlo
Buscando a reeleição, o prefeito André Merlo (PSDB) quer intensificar as visitas a bairros de Valadares, com medidas preventivas necessárias em tempo de pandemia, como o uso de máscara e a higienização com álcool gel. O candidato acredita que é necessário ter um contato mais pessoal com os eleitores.
“Este contato é a melhor maneira de agradecer o apoio recebido nesses quatro anos, mostrar que estamos entregando a cada dia uma cidade bem cuidada, ouvir as demandas dos cidadãos e falar pessoalmente quais as nossas propostas para fazer mais nos próximos quatro anos, pedindo a cada pessoa a oportunidade de continuar trabalhando pela nossa cidade, uma tarefa árdua, mas que nos enche de orgulho”, afirmou André
Opiniões de eleitores
O Diário do Rio Doce foi às ruas de Valadares para saber como o eleitor está acompanhando esta campanha. Embora reconheçam que sequer sabem quantos são os candidatos a prefeito, os eleitores ouvidos pelo DRD garantem que estão buscando informações sobre os concorrentes, antes de exercerem o direito ao voto no dia 15 de novembro.
A pedagoga Viviene Salva, de 56 anos, estava na dúvida se são oito ou 11 os candidatos a prefeito. Mesmo já tendo escolhido em quem vai votar, ela está acompanhando as propagandas eleitorais. “Tenho acompanhado as eleições pelas propagandas que estão passando na televisão e só essa forma de campanha tem dado muito certo pra mim, e eu já até escolhi em quais candidatos irei votar nesta eleição”, disse Viviene.
O advogado Nicomedes Cornélio, de 60 anos, não sabe responder quantos são os candidatos. Mas, acompanhando as campanhas pelas redes sociais, ele garante que teve tranquilidade para escolher em quem votar. “Não estou acompanhando bem as eleições, mas venho recebendo algumas campanhas pelas redes sociais. Este ano foi bem tranquilo escolher em quem vou votar”, afirmou Nicomedes.
A vendedora Ingrid Teodoro acredita que “pouco mais de 500 candidatos” disputam as eleições em Valadares. E mesmo já tendo escolhido seus candidatos, ela continua interessada em acompanhar as propagandas eleitorais. “Eu tenho acompanhado as propagandas eleitorais pela rádio e também pelas redes sociais, que não dá pra fugir. Eu já tenho em mente quais os candidatos que irei votar, mas é sempre bom ficar atento aos outros”, declarou Ingrid.
A engenheira Cynthia de Souza, de 24 anos, não sabe quantos são os candidatos e ainda não escolheu em quem votará no dia da eleição. Mas ela admite que as propagandas ajudam a analisar os concorrentes. “Eu tenho recebido muitos ‘panfletos’ on-line e visto as propagandas que passam na televisão, o que tem ajudado a analisar bem os candidatos. Eu ainda não sei em quem vou votar, mas estou buscando me informar o máximo para fazer um voto consciente”, avaliou Cynthia.