Fabriciano inicia cadastramento que garante acesso ao SUS a moradores do Residencial Buritis

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informou que já deu início ao cadastramento e à atualização de cadastros dos moradores do Conjunto Residencial Buritis, para que tenham acesso ao Sistema Único de Saúde. O residencial fica localizado no bairro São Vicente.

De acordo com a Secretaria de Governança da Saúde, é de extrema importância que o município identifique a proporção da demanda de Saúde e quem são os cidadãos que necessitam de atendimento. O serviço de saúde é pleno e acessível a todos, mas nós precisamos nos organizar. Precisamos saber quem são essas pessoas, o tamanho dessa demanda, quantos são crianças, quantos são adultos ou idosos, quem tem necessidades especiais, etc. Assim nós podemos planejar melhor os nossos serviços e até buscar investimentos como a construção de uma nova UBS” , destacou o secretário, Ricardo Cacau

Sobre o residencial

O condomínio, inaugurado recentemente, é uma iniciativa do Programa Casa Amarela e possui 500 apartamentos. A proposta da construção do residencial é ajudar famílias de baixa renda. Portanto mais de 80% dos imóveis já estão ocupados. Mas além de moradia, os moradores terão garantia de acesso aos serviços públicos de saúde.

“Munida de tabletes e formulários impressos, a equipe da Secretaria de Governança da Saúde foi de porta em porta, deixou recados para quem não encontrou e fez agendamentos de quem fez contato para atendimento oportuno”, informou a Prefeitura.

A secretaria também ressaltou que dispõe de programas para incluir pessoas com outras necessidades no cadastro, como tabagismo, saúde da mulher, IST’s, etc. Atualmente, os moradores da região do bairro São Vicente são atendidos pelo PSF Santa Cruz, que fica na Unidade Básica do mesmo bairro.

Contudo o município já tem planejada a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Sílvio Pereira II. A Prefeitura acredita que essa unidade poderá “desafogar” o atendimento do PSF Santa Cruz e, inclusive, amparar parte da nova demanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM