GOVERNADOR VALADARES – A ExpoAgro GV 2025, que aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, consolidou-se não apenas como um dos maiores eventos do setor agropecuário do Leste de Minas Gerais, mas também como um exemplo de responsabilidade social. Durante os dez dias de programação, a entrada do público pôde ser feita por meio da meia entrada social, em que visitantes doaram 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite em troca do ingresso com valor reduzido. O resultado foi expressivo: 10,5 mil litros de leite e 9,5 toneladas de alimentos foram arrecadados.
Parceria fortaleceu arrecadação de leite
Este ano, a ação solidária ganhou reforço com uma parceria inédita entre a União Ruralista Rio Doce (URRD) e a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Para quem não pôde levar o alimento no momento da entrada, foi criado o ticket social no valor de R$ 4,00. O montante arrecadado com a venda desses tickets foi integralmente revertido para a compra de leite, somando 9.796 litros. A esse volume juntaram-se 212 litros doados pela própria cooperativa e mais 492 litros arrecadados diretamente nas portarias do evento, totalizando os 10.500 litros.
“Esse ano a gente inovou com a iniciativa do litro de leite também valer para essa entrada, a meia entrada social, e é uma forma da gente também estimular a cadeia produtiva do leite, contribuindo com os nossos produtores rurais”, destacou Marcelo Teixeira, presidente da União Ruralista.
Fazendinha também fez sua parte
Outra contribuição significativa veio do espaço Fazendinha União, que integrou o projeto socioeducativo Agropecuária na Escola, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura e Pecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Hortaliças, leguminosas, frutas e cereais cultivados pelas equipes do projeto também foram colhidos e preparados para doação. A lista inclui uma grande variedade de alimentos, como abóbora, agrião, alface, beterraba, cenoura, espinafre, milho, tomate, quiabo, entre outros.
Entidades beneficiadas
As doações foram entregues nesta quinta-feira (17), no próprio Parque de Exposições, a 32 instituições assistidas pelo Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi uma das entidades beneficiadas. Para o superintendente da Apae em Valadares, Marcos Aquino, a iniciativa vem em boa hora.
“Nós temos 252 assistidos e esses alimentos que nós estamos levando, essas verduras, mais alimentos não perecíveis, serão de grande valia para a Apae, porque nós estamos sempre precisando, e a nossa instituição vive de doações, principalmente na parte alimentar”, afirmou.
Compromisso mantido desde 2022
De acordo com Marcelo Teixeira, a entrega dos mantimentos já se tornou uma tradição mantida pela União Ruralista desde de 2022. “Essa é uma entrega social da União Ruralista, em parceria também com a Trio e a Realizar, que são as empresas que produzem o show. É uma forma de a gente devolver para a comunidade mais uma entrega, dentre outras tantas. A gente gera muita divisa com o evento, mas essa entrega de alimentos para as entidades de caridade é uma iniciativa que a gente está mantendo porque achamos importante esse papel social da feira”, concluiu.
Banco de Alimentos de Valadares
O programa Banco de Alimentos de Valadares faz parte das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Prefeitura executadas pela SEMA. Desde 2017, quando passou por reestruturação, já foram mais de 700 toneladas de alimentos distribuídos e 3.800 pessoas atendidas com o fornecimento de alimentos. É um dos destaques em Minas Gerais, estando entre cinco maiores do estado.
Os bancos de alimentos são equipamentos de segurança alimentar e nutricional, responsáveis pela captação, recepção e distribuição gratuita de alimentos, provenientes de doações públicas e privadas, com foco na redução de perdas e desperdícios e no combate à fome. Ofertam alimentos para famílias em vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional.
Atualmente, 32 entidades em Valadares são beneficiadas pelo Banco de Alimentos da SEMA:
- Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF) Masculina e Feminina,
- Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC),
- Acolhe Vida – Casa de Apoio a Pacientes Renais e Oncológicos,
- Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI),
- Associação Santa Luzia, Desafio Jovem (DEJORD),
- Associação de Apoio ao Idoso Raimundo Benevides Filho (Lar Frei),
- Abrigo Esperança, Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Governador Valadares (Apae),
- Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paulo,
- Serviço de Acolhimento para Crianças – Casa Lar, Casa da Menina, Serviço de Acolhimento Institucional Masculino para Adolescentes,
- Serviço de Acolhimento Institucional Feminino para Adolescentes,
- Serviço de Acolhimento Institucional Masculino para Crianças,
- Abrigo Noturno, Grupo Ebenezer Beneficente,
- Lar Fabiano de Cristo,
- Centro Pop,
- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC),
- Associação Unidos pelo Progresso do Bairro Palmeiras,
- Casa Dona Zulmira da Sociedade São Vicente de Paulo,
- Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF),
- Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional (AVADDE),
- Associação Missionária Evangélica Vida – Missão Vida,
- Instituto Nosso Lar,
- Instituto Recanto de Paz,
- Hospital Municipal de Governador Valadares,
- Cáritas Diocesana,
- Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI),
- Creche Lar Bom Pastor de Baguari,
- Centro de Convivência Sementes.








