Faltando pouco mais de dois meses para as comemorações de fim de ano, os setores varejistas e de serviços já vêm se preparando para o principal período de vendas com a contratação de profissionais. Com a a chegada do período de vendas da Black Friday e Natal, o setor varejista de Governador Valadares está otimista. Em algumas lojas, o processo seletivo para a contratação temporária deve começar em breve.
Vagas temporárias vão crescer 87,5% em MG neste ano, afirma (FCDL-MG)
Uma boa noticia para quem está a procura de emprego. Em Minas Gerais, o comércio varejista deve contratar temporariamente cerca de 15.000 trabalhadores, um crescimento de 87,5% em relação a 2020, quando foram gerados 8.000 postos de trabalhos, segundo dados da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
De acordo com o economista da FCDL-MG Vinícius Carlos, esses números são positivos para o Estado. “Isso simboliza um alento para quem está na situação de desemprego há muito tempo devido à crise sanitária. Embora se comparado aos mais de 14 milhões de desempregados que temos atualmente no país parece irrisório, mas já é algo que dá um novo clima para o mercado”, analisa.
Setor de serviços começa a dar sinais de melhora
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o desemprego no Brasil recuou para 13,7% em junho, último mês do trimestre móvel iniciado em abril. O percentual foi atingido depois de ficar em 15,1% em março. Isso mostra que o mercado de trabalho está reagindo a pior fase da pandemia. Mas os números ainda não são bons. Em fevereiro de 2020, a força de trabalho era de 106 milhões. Agora está em 103 milhões de pessoas em junho de 2021. Redução de 3 milhões de trabalhadores. A taxa do Ipea mede a rotatividade de pessoas empregadas ou em busca de uma vaga no mercado de trabalho. O setor de serviços continua sendo o que mais emprega e desemprega no país.
De acordo com as estatísticas mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram preenchidas em Minas Gerais no mês de agosto 196.801 vagas de trabalho e demitidos 153.491. Dessa maneira, o Estado apresentou o segundo maior saldo do mês no País, ficando atrás apenas de São Paulo, cujo superávit chegou a 113.836.
Conforme o Caged, em Valadares foram 2.433 admissões e 2.017 desligamentos no mês de agosto. Um Saldo de 416 postos de trabalho (+0,83%).
Vagas temporárias devem movimentar o mercado de trabalho em GV
Portanto com a proximidade da Black Friday e Natal, o comércio de Valadares começa a planejar as vendas. A expectativa é de que neste ano seja melhor do que em 2020, quando ainda havia restrições sanitárias “mais pesadas” devido a covid-19. Então, com isso, devem aumentar também a necessidade de mais contratações para preencher as vagas conhecidas como “vagas temporárias”.
Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL-GV), os empresários da cidade têm sofrido para contratar funcionários fixos. Então entendemos que este recurso de contratação temporária vai acontecer em algumas empresas e esta pode ser uma estratégia para até mesmo suprir esta necessidade. “A expectativa para o fim deste ano é muito boa, e contratação temporária é uma estratégia muito interessante. Principalmente porque contratar profissionais fixos tem sido um desafio muito grande para os empresários. Então este pode ser o momento de estreitar estas duas pontas: oferecer um serviço de qualidade para o consumidor e contribuir com a geração de emprego na cidade” afirmou Célia Menezes, gerente da CDL-GV.
Em uma loja de calçados no centro de Valadares, o gestor comercial Fábio Costa contrata profissionais temporários todos os anos para pegar o período de vendas da Black Friday e Natal. “Estamos vivendo um cenário econômico atípico devido a pandemia do novo coronavírus, mas já fizemos nossas programações de produtos com nossos fornecedores, daremos início agora em novembro à contratação para repor nosso quadro de colaboradores. Nos últimos meses teve bons resultados no comércio em Valadares e a nossa expectativa é de crescimento para as vendas de final de ano”, disse.