Universidade celebra 30 anos do curso no dia 18, com a presença de Carlos Velloso
GOVERNADOR VALADARES – Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 1990 e 2006 e presidente da Corte entre 1999 e 2001, Carlos Velloso será o palestrante da Aula Magna que celebrará os 30 anos do curso de Direito da Univale. A palestra será às 19h do dia 18 deste mês (uma segunda-feira), no campus 2 da instituição. As comemorações pelas três décadas do curso continuarão no dia 19, às 18h30, com homenagem na Câmara Municipal, e no dia 23 (um sábado) haverá um baile no Paiol, a partir das 22h.
O coordenador do curso, professor André Rodrigues Santos, ressalta que toda a classe jurídica valadarense celebrará os 30 anos do Direito na Univale.
“Vamos receber em Valadares uma autoridade, que é o ex-ministro e que foi presidente do STF, o Carlos Velloso. Será um evento não só com os alunos e professores do curso de Direito, mas todo o Poder Judiciário vai estar presente a esse evento de grandeza, nossa Aula Magna, na abertura das comemorações. Na Câmara Municipal teremos uma homenagem aos egressos de sucesso, e foi até difícil selecionar, porque temos muitos. E no sábado teremos uma festa, celebrando o curso com arte e música. Vamos festejar e brindar, com interação e festa”, disse André.
Inovação e dinamismo
Ao longo dessas três décadas, destaca o coordenador, o curso de Direito da Univale sempre buscou a inovação e o dinamismo, formando profissionais de excelência na advocacia e em diversas outras carreiras jurídicas, como polícias e Ministério Público.
“É muito bom ser professor do curso de Direito da Univale, ser coordenador e sentir que o curso, ao longo desses 30 anos, tem se inovado. O curso tem uma história de sucesso. Na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], a maioria dos presidentes foi aluno da Univale. Muitos ex-alunos estão no Ministério Público, no Poder Judiciário e em delegacias. O ensino de Direito da Univale é exitoso, uma vez que os frutos estão aí no mercado, espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Porque a gente tem alunos atuando em outros países na área do Direito”, frisou.
Assim como o sucesso profissional dos egressos mostra a excelência do ensino do Direito na Univale, André Rodrigues aponta ainda a presença expressiva do curso na pesquisa científica e nas atividades de extensão, prestando serviços à comunidade.
“Temos alunos de primeiro período que publicam artigos científicos em revistas de sucesso. É um desafio muito grande e a gente tem isso dentro do curso. Estamos fazendo pesquisa, e na extensão nós temos um trabalho muito efetivo com a comunidade externa, em especial os hipossuficientes, os menos favorecidos. Nosso Escritório de Assistência Judiciária tem um trabalho com esse público carente, em diversas áreas. A gente oferece esse serviço, e o aluno tem contato com a teoria e a prática. Temos um ensino de qualidade, que leva à aprovação em provas e concursos. Na pesquisa, temos professores que participarão em congressos internacionais na Venezuela e na Argentina. São 30 anos em que nós não paramos no tempo, vislumbrando que nosso aluno seja protagonista. Porque o aluno, vivenciando isso tudo, ele sente esse pertencimento. O curso é dinâmico e inova, discutindo temáticas inovadoras”, acrescentou o coordenador.