O evento visa popularizar o acesso da comunidade global aos dados abertos da Nasa e estimular o pensamento criativo e científico
GOVERNADOR VALADARES – Quarenta e duas cidades brasileiras vão receber, entre os dias 7 e 8 de outubro, o “Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da Nasa”. O evento, chamado Space Apps, ocorre, simultaneamente, em outros 300 locais ao redor do mundo. Em Minas Gerais, seis municípios foram escolhidos como sede do desafio, porém, apenas Governador Valadares e Pouso Alegre ainda recebem inscrições. Interessados podem fazer inscrições clicando no link.
Neste ano, a edição tem como tema “Explore Open Science Together”, ou Explorar a Ciência Aberta Juntos. o Space Apps tem como objetivo tornar popular o acesso da comunidade global aos dados abertos da Nasa e estimular o pensamento criativo e científico. Os inscritos participarão de um hackathon global e terão acesso aos dados abertos da Nasa, utilizados para o desenvolvimento de aplicações e soluções para as atividades do setor aeroespacial.
Realizada em 2012, a primeira maratona reuniu cerca de 2 mil pessoas, em 17 países. Entretanto, no ano passado, a iniciativa recebeu aproximadamente 31 mil inscrições, de 162 países, gerando assim mais de 3 mil projetos.
De acordo com o site do evento, “você não precisa ser um programador ou especialista em dados para fazer parte do Space Apps Challenge. Na verdade, equipes com os mais diversos conjuntos de habilidades costumam ser as mais bem-sucedidas”, explica.
Além de Governador Valadares e Pouso Alegre, Ipatinga, Teófilo Otoni, Itambacuri e Itajubá fazem parte das cidades mineiras participantes.