Nesta quarta-feira, dia 29, os Estados Unidos começaram a enviar imigrantes brasileiros, que atravessam a fronteira de volta para o México, para eles aguardarem suas audiências, de acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, sigla em inglês).
De acordo com as informações, os brasileiros serão enviados ao México, sob um programa conhecido como Protocolo de Proteção ao Migrante (MPP, sigla em inglês). Mais de 57 mil imigrantes, não mexicanos, foram devolvidos ao México através, desta medida, que foi lançada há um ano, segundo o DHS.
O programa é uma das várias medidas da administração do presidente Donald Trump, para limitar o acesso aos pedidos de asilo feitos por imigrantes, que chegam à fronteira com o México.
Trump vai buscar a reeleição em novembro e fez da imigração o foco de sua campanha de 2020.
O DHS citou um número crescente de brasileiros presos na fronteira, durante o anúncio feito na quarta-feira, sobre o começo do envio.
A Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês) capturou cerca de 17.900 brasileiros, na fronteira sudoeste, no último ano fiscal, que começou em 1º de outubro de 2018. Este número foi bastante alarmante, em relação às 1.500 prisões ocorridas no ano anterior.
A inclusão dos brasileiros, no programa MPP, ocorreu no início deste mês, mas somente agora foi colocado em prática.
Rogelio Pinal, chefe do escritório de Direitos Humanos em Juarez, México, disse que os brasileiros que cruzam a fronteira, em El Paso, noTexas, são enviados para esperar em Juarez, e levados para um abrigo de imigrantes, administrado pelo governo federal, e receberão ajuda de um intérprete.
Fonte: Redação – Brazilian Times.