Estudantes participam do Concurso de Língua Portuguesa e Matemática

Alunos do 6º ao 9º ano de 22 escolas municipais de Valadares participaram ontem (2) do 2º Concurso de Língua Portuguesa e Matemática, promovido pela Secretaria de Educação (SMED). Cerca de 3.300 estudantes de 11 a 15 anos fizeram as provas que irão traçar um panorama da qualidade da educação em nossa cidade e também elevar a média de avaliação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aplicado pelo MEC.

As provas foram elaboradas em parceria com a Univale e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), tendo 15 questões de cada disciplina. Ao todo, os alunos tiveram duas horas e meia para responder às quinze questões. O resultado será divulgado dia 6 de novembro, com premiação em 20 de novembro.

O Secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, comenta que o Concurso de Língua Portuguesa e Matemática foi criado no modelo de avaliação do Ideb e é uma iniciativa que estimula o aprendizado dos alunos. “Nós esperamos que os alunos passem a conhecer o modelo das provas aplicadas pelo MEC para que possamos dar sequência ao crescimento educacional. Vale ressaltar o brilhante trabalho feito pelo nosso corpo docente, os professores estão envolvidos, motivados, e o apoio que recebemos do prefeito André Merlo para a educação”, disse.

Prêmio Univale

Além dos alunos, as escolas também concorrem ao Prêmio Univale, através de um projeto didático-pedagógico de curta duração, entre o período de cinco de agosto a 30 de setembro, voltado para estudantes dos anos finais. O trabalho foi entregue no Departamento de Ensino entre os dias 3 e 4 de outubro, no mesmo período que os gabaritos das provas do concurso. O Prêmio Univale é oferecido pela Universidade Vale do Rio Doce e a escola vencedora leva como prêmio um computador.

Premiação

Os alunos com maiores notas do 6º ao 9º ano levam para casa tablets: 4 para os destaques em Língua Portuguesa e 4 para os de Matemática. Seus professores também serão contemplados com menção honrosa e medalha de ouro. Além disso, os alunos em primeiro lugar de cada escola vão receber medalha de ouro e a publicação de seu nome no Diário Eletrônico da Prefeitura. Os estudantes classificados em segundo e terceiro lugares recebem medalhas de prata e bronze. Ainda serão lembrados com menção honrosa os professores e as escolas com estudantes classificados nos três primeiros lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM