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Estudantes de Valadares e região são premiados na OBMEP

Estudantes de Valadares e região são premiados na OBMEP
FOTO: Igor França/ DRD

GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quarta-feira (14), o auditório do IFMG – Campus Governador Valadares foi palco de uma cerimônia especial. A ocasião celebrou o desempenho de 83 estudantes da cidade e de outras 15 localidades da região que se destacaram na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Durante o evento, foram entregues medalhas e certificados de honra ao mérito. Além disso, 17 alunos do IFMG que participaram do Concurso Canguru de Matemática 2024 também foram homenageados.

A cerimônia contou com a presença de representantes do IFMG, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), da Coordenação Regional da OBMEP, além de familiares e amigos dos estudantes premiados. Alunos das escolas públicas e privadas das cidades de Aimorés, Açucena, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Engenheiro Caldas, Entre Folhas, Frei Inocêncio, Itanhomi, Mantena, Santa Efigênia de Minas, São Félix de Minas, São José do Divino e Sobrália também serão reconhecidos pelo bom desempenho.

Na fase regional da OBMEP, os estudantes receberam 4 medalhas de ouro, 22 de prata e 57 de bronze. A nível nacional, 32 medalhistas se destacaram, com 3 de ouro, 9 de prata e 20 de bronze. Os medalhistas nacionais de escolas públicas também são convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), que oferece uma bolsa mensal de R$ 300.

Medalhistas em destaque

João Marques de Oliveira Souza, de apenas 12 anos, do distrito de Ferruginha, em Conselheiro Pena, alcançou uma grande conquista ao receber sua primeira medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. Aluno do 7º ano do ensino fundamental na Escola Estadual José Ricardo Neiva, essa foi a primeira vez que João participou da competição e já conquistou um lugar de destaque.

O jovem medalhista ressalta a importância do desempenho como um estímulo não apenas para ele, mas também para outros estudantes. “Essa medalha é um incentivo para que os alunos se interessem mais pela matemática. A matemática é muito importante”, afirmou João, mostrando o impacto positivo que o prêmio pode ter no ambiente escolar.

Embora esta tenha sido a estreia na OBMEP, João mostrou uma preparação rigorosa para a prova. Classificado para a segunda fase da olimpíada, ele adotou uma estratégia de estudo baseada em revisões das provas anteriores. “Eu comecei a xerocar as provas dos anos anteriores para poder estudar. Resolvia, corrigia e via quantas questões acertava. Fui revisando os conteúdos até o dia da prova”, explicou o estudante. Seu esforço foi recompensado, e a sensação de ver o resultado de tanto estudo o deixou satisfeito. “Percebi que todo o meu esforço valeu a pena.”

Desde cedo, João demonstrou grande interesse pela matemática, que se tornou sua matéria favorita. Ele se dedica com afinco ao estudo da disciplina, encontrando nela sua maior motivação dentro da sala de aula. “Eu gosto muito da matemática, é a minha matéria favorita. Eu me dedico muito mais a ela e prefiro a matemática a qualquer outra matéria”, revela o jovem, cuja paixão pela matemática já começa a abrir caminhos importantes em sua trajetória acadêmica.

João Marques de Oliveira Souza, medalhista de ouro na OBMEP – FOTO: Igor França/ DRD

Experiências em pódios

Já Lucas Dias Cler, estudante de 17 anos do IFMG em Governador Valadares, se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023 e recebeu uma medalha de prata pelo excelente desempenho. Essa conquista não é a primeira de Lucas, que já participou de diversas competições de matemática ao longo de sua trajetória escolar.

O jovem, que já competiu em diversas olimpíadas, incluindo a OBMEP, o Canguru de Matemática e a Olimpíada das Sem Fronteiras, já participou de dezenas de eventos semelhantes. “No total, acho que já participei de algo entre 10 e 20 olimpíadas. Já competi na OBMEP, no Canguru e na Olimpíada das Sem Fronteiras”, comenta Lucas, mostrando sua vasta experiência em competições acadêmicas.

Quando comparada à edição anterior da OBMEP, Lucas afirma que a prova de 2023 foi mais tranquila. “Essa OBMEP foi mais fácil para mim em comparação a 2022, principalmente porque já tinha mais experiência e melhor preparo”, destaca o estudante. Ele credita seu sucesso a uma combinação de fatores, como o bom ensino nas escolas que frequentou e o suporte dos professores ao longo de sua trajetória.

Lucas também enfatiza a importância dos professores e da preparação fornecida pelas escolas. Segundo ele, o estímulo ao estudo da matemática foi essencial para alcançar bons resultados. “A experiência que tive com os professores e os programas oferecidos pela escola ajudaram muito. Mesmo sem pagar aulas particulares, tive acesso a uma preparação específica que me deu uma bagagem enorme. Os professores que me incentivaram no estudo da matemática também foram fundamentais”, explica.

O jovem começou a se destacar em olimpíadas desde 2016, quando conquistou sua primeira medalha no Canguru de Matemática. Desde então, ele vem acumulando prêmios e demonstrando sua dedicação à matemática, disciplina que ele considera essencial para o desenvolvimento de habilidades analíticas e lógicas.

Lucas Dias Cler, medalhista de prata na OBMEP – FOTO: Igor França/ DRD

Importância das Olimpíadas

Carlos Torrente, coordenador regional da OBMEP, ressaltou a importância das olimpíadas como uma porta de entrada para oportunidades acadêmicas e profissionais. Além de bolsas de estudos e vagas em universidades, alunos medalhistas têm a chance de participar de programas de iniciação científica e podem até concorrer a bolsas de mestrado.

“Os alunos das escolas públicas, recebem uma bolsa de 300 reais por mês, eles têm vaga nas universidades, eles têm a oportunidade de fazer um programa de iniciação científica e hoje todo aluno medalhista pode concorrer a uma bolsa de mestrado. Só que em Governador Valadares foram 83 alunos premiados, sendo 32 premiados a nível nacional e 51 alunos premiados a nível estadual. E todo aluno que foi premiado nacional também vai receber a premiação estadual”, explicou Carlos Torrente.

Carlos Torrente, coordenador regional da OBMEP – FOTO: Igor França/ DRD

Rúbia Mara Schaeffer, representante da SRE em Governador Valadares, destacou que as olimpíadas revelam talentos nas escolas públicas e oferecem oportunidades importantes para os alunos. Segundo ela, as olimpíadas incentivam os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos e buscarem novas conquistas, não só na matemática, mas também no ensino superior e na vida acadêmica.

“É que ela tira [as olimpíadas] os talentos que a gente tem nas nossas escolas públicas e conforme eles vão ganhando as medalhas, eles vão entrando nos programas de iniciação científica, vão ganhando bolsas de estudo. A primeira medalha que o aluno ganha, ele já tem o mestrado em matemática. E é muito importante, além do incentivo que os alunos têm eles ganham uma bolsa de estudo e cada dia mais estudando, aprimorando mais na matemática. Normalmente a gente tem escolas que parecem polos da Olimpíada da Matemática. Isso chama talentos”, disse Rúbia Mara Schaeffer.

Rúbia Mara Schaeffer, representante da SRE em Governador Valadares – FOTO: Igor França/ DRD

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos e promover a inclusão social.

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