Estudantes de escolas públicas e privadas de Governador Valadares e cidades da região foram premiados, nesta sexta-feira (2), pelo destaque na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais, da cidade de Governador Valadares. Além dos alunos premiados, o evento contou com a participação de pais, familiares e profissionais que trabalham na área da educação.
Rafhael Freitas Cupertino, que se formou em 2021, foi o destaque da prova na região de Governador Valadares, conquistando medalha de ouro e ficando entre os primeiros colocados entre os estudantes de Minas Gerais que participaram da fase final da Olimpíada de Matemática.
Outros 28 alunos também foram premiados com medalhas de prata, bronze e menções honrosas, pelo desempenho nesta edição da OBMEP. As medalhas de ouro serão repassadas aos estudantes em um evento nacional, em Salvador, com a presença dos ministros da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O coordenador regional da OBMEP, Carlos Torrente, explica a atuação de Governador Valadares e demais cidades do entorno na competição. “Nossa regional é formada pelos Vales do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, envolvendo 171 municípios e um total de 1.088 escolas públicas e privadas”.
Somando as regiões do Vales do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, na 1ª fase da OBMEP, em média 360 mil estudantes são inscritos nas olimpíadas, anualmente. Já na 2ª fase classificam-se em torno de 5% desses participantes. Nesta edição da Olimpíada, foram 175 medalhistas. Só na regional de Governador Valadares foram 29 estudantes premiados, sendo duas de ouro, quatro de prata e 23 de bronze.