Luiz Eduardo passou duas semanas no clube carioca acompanhando as atividades de Análise de Mercado e Análise de Desempenho Avançado
Luiz Eduardo, 26 anos, é estudante do 6° período do curso de Educação Física da Unipac-GV. Após se destacar nos cursos online de Análise de Desempenho Avançado e Análise de Mercado, do Futebol Interativo, empresa que oferece conteúdos relacionados ao futebol, conseguiu a oportunidade de passar por um estágio no Fluminense entre os dias 1º e 13 de março.
O estudante diz ter o sonho de trabalhar no futebol, com foco na análise de mercado, além de gostar das áreas de parte técnica e preparação física. Ele explica como surgiu a oportunidade de estagiar no Fluminense. “No final do ano passado eu tive a oportunidade de realizar o curso de Análise de Mercado, pelo Futebol Interativo. Em todos os cursos você realiza atividades avaliativas, e posteriormente consegue o certificado, mas com um diferencial. Sempre os alunos-destaque da turma são encaminhados para fazer estágio de até 30 dias nos clubes parceiros. No meu caso, eu tive a honra de ficar em primeiro geral na turma que contava com mais de 100 alunos do Brasil inteiro e, com isso, obtive o direito à experiência prática. Por ser um clube que vive um bom momento e tem um grande histórico de revelação de atletas, escolhi o Fluminense para estagiar”, disse.
Após encerrar o estágio, Luiz Eduardo avaliou como positiva e enriquecedora a experiência no Fluminense, por também acompanhar e atuar em uma área do futebol que ele gosta demais. “Foi uma experiência diferenciada e enriquecedora, em que eu estive diretamente ligado ao dia a dia dos analistas de mercado do Fluminense, atuando na captação de atletas, seja acompanhando treinos das equipes de base do clube e atletas em avaliação, ou avaliando o desempenho de atletas profissionais e sub-20 de equipes do Brasil inteiro, ajudando os analistas em suas observações e a produzir relatórios de performance desses atletas para o clube.”
Luiz Eduardo ressaltou que durante esses dias pôde mostrar o seu trabalho e conhecimentos e se aprofundar ainda mais na área de Análise de Mercado. “Esta área já existe há certo tempo, e cada vez mais tem crescido nos clubes do Brasil e do mundo. No CT de Xerém eu tive contato também com profissionais de outras áreas (a famosa transdisciplinaridade) e pude absorver ao máximo a cultura do clube”, finaliza.