GOVERNADOR VALADARES – A valadarense Sofia Chaves Alcântara, 15 anos, será a única representante da cidade nos Jogos da Juventude 2025, que acontecem em Brasília de 10 a 25 de setembro. A atleta do Colégio Franciscano Imaculada Conceição competirá na modalidade tênis de mesa (módulo II), após conquistar a medalha de prata nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) deste ano.
Sofia garantiu sua vaga após destacar-se na etapa estadual dos JEMG, onde enfrentou atletas de todo Minas Gerais. A jovem demonstra confiança e expectativa para a competição. “A expectativa está muito boa. Prefiro pensar em dar o melhor de mim, mas não deixa de ter uma pressão”, disse Sofia.
Nos Jogos da Juventude, a valadarense terá um desafio familiar: enfrentará novamente a atleta Júlia Fernandes Gomes (Escola Sesi de Betim). As duas já se encontraram em 2023 nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) em Brasília, onde Júlia sagrou-se campeã da Série Bronze e Sofia terminou em quinto lugar na Série Prata.
Diferente da competição anterior, os Jogos da Juventude seguem sistema classificatório direto, aumentando o nível de competitividade.
Preparação e perfil competitivo
O técnico Jean Brito, que acompanha Sofia, destaca o perfil da atleta. “Muito difícil um atleta participar deste tipo de competição se ele não tiver um perfil competitivo de rendimento mais alto. Sofia tem apresentado bom jogo, tem consistência e a prova é que ela está aí de novo. Isso é uma bênção!”, enfatizou o técnico.
Sobre os Jogos da Juventude
A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) reunirá quase 5 mil estudantes de todo o país em diversas modalidades olímpicas. A delegação mineira embarca para Brasília na próxima semana, com a cerimônia de abertura marcada para 10 de setembro.







