Estrada da Ibituruna terá mirante com o nome Caxinguelê

O animal que dá nome ao mirante faz parte da fauna da região e ganhará um painel para fotos com a imagem do “esquilo brasileiro”

Não é novidade que o pico da Ibituruna é uma das principais atrações turísticas de Governador Valadares. Além da sua conhecida plataforma de voo livre, o pico é sede de eventos culturais. O que muitos provavelmente não sabem é que o local abriga em sua fauna uma espécie conhecida como o esquilo brasileiro, serelepe ou, de acordo com a etimologia da palavra, “rato de palmeira”. Estamos falando do caxinguelê (Sciurus aestuans), animal que dá nome ao mais novo mirante da estrada principal para o pico da Ibituruna.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) vem ao longo dos últimos anos dedicando esforços no cuidado e na manutenção do pico, e agora garante mais um atrativo para o local.

As obras do mirante já começaram e, nesta semana, as equipes já conseguiram finalizar toda a parte de calçamento e meio-fio. O projeto prevê ainda a colocação de guarda-corpo e bancos, estacionamento para veículos, incluindo ônibus, placa indicativa do local, paisagismo, além de um painel para fotos.

O mirante está localizado a 1,5 km do início da estrada que dá acesso ao pico. Os trabalhos entram agora na fase de acabamento e, em breve, assim que a pandemia do novo coronavírus passar, os visitantes poderão usufruir desse mais novo espaço público da cidade.

Vale ressaltar que, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura recomenda que população evite aglomerações, adote os procedimentos de higiene necessários para o atual período e opte por espaços abertos e com ventilação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM