Estoques em baixa: Hemominas convoca doadores de sangue O positivo e O negativo

De acordo com a fundação, estoques estão 40% abaixo do necessário

Segundo a assessoria de captação da Fundação Hemominas, o período de férias, as fortes chuvas e o aumento dos casos de gripe impactam diretamente no comparecimento de doadores, o que resulta na baixa dos estoques de sangue. Por essa razão, a equipe pede encarecidamente que pessoas em boas condições de saúde – principalmente as que pertencem aos grupos O positivo e O negativo – agendem sua doação.

“Aquelas pessoas que estão programando suas viagens de férias, que venham fazer uma doação de sangue antes de viajar. Se não puderem comparecer antes, ao retornar, lembrem-se de fazer a doação de sangue”, disse a assessora Viviane Guerra.

Para doar

É preciso ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando autorização) e pesar acima de 50kg. Há também exceções para quem tiver recebido imunização contra a covid-19 recentemente. Cada vacina possui um intervalo que deve ser respeitado até a data da doação de sangue, sendo: Coronavac – 48 horas; AstraZeneca, Jansen ou Pfizer – sete dias após cada dose. 

Quem está com sintomas de gripe e resfriado deve aguardar 30 dias após a recuperação total para doar sangue. 

Agendamento

Os interessados em agendar sua doação podem acessar o site da Fundação Hemominas ou o aplicativo MG App Cidadão. No agendamento, o doador poderá escolher em qual unidade doar. No dia da doação, é necessário apresentar documento de identidade original com foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM