Estelionatários fazem 16 vítimas com golpe do cartão de crédito em Governador Valadares

Golpistas se passam por funcionários de banco e recolhem cartão de crédito e senha na própria residência das vítimas. Prejuízo estimado é de 200 mil reais até o momento

Uma quadrilha de estelionatários atuou em Governador Valadares e conseguiu aplicar o golpe se passando por funcionário de banco entre os dias 23 e 25 de fevereiro deste ano. Até o momento foram registrados 16 vítimas do golpe, que passaram o cartão com a senha para os golpistas quando eles iam nas residências. Segundo informações da Polícia Civil de Governador Valadares, em entrevista coletiva realizada hoje (2), na 8ª Risp, o prejuízo causado pelos golpistas pode chegar a 200 mil reais.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a quadrilha provavelmente não seja de Governador Valadares pelas características relatadas pelas vítimas, como o sotaque dos golpistas.

A maior parte das vítimas dos golpistas são idosos, mas o primeiro registro que aconteceu foi com uma pessoa de 38 anos, que teria um prejuízo estimado em R$ 17 mil, entre saques em caixas eletrônicos e compras em lojas da cidade.

A delegada Juliana Fiúza, responsável pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações, explica que o modus operandi é o mesmo e o golpe tem início com uma ligação no telefone fixo da vítima. Os estelionatários convencem a pessoa de que alguém havia feito uma compra indevida no cartão dela e avisam que um funcionário do banco vai na residência buscar o cartão e a senha para resolver o problema.

Ainda de acordo com a delegada, as vítimas relataram que escreveram uma carta que autorizava o suposto funcionário do banco a pegar o cartão e a senha. Além disso, os golpistas pedem às vítimas para desligarem o telefone por uma hora. Após esse período, começam a chegar as notificações de saque e compras do cartão de crédito, aí as vítimas percebem que era um golpe.

Na coletiva de imprensa também foi informado que no ano passado houve esse mesmo registro de ação de golpistas, ocasionando na prisão em flagrante de quatro indivíduos. A delegada Juliana Fiúza revelou que as ações dos estelionatários deste ano possam ser um desdobramento do que aconteceu no ano passado, mas a Polícia Civil segue com as investigações.

A delegada Juliana Fiúza revela as características do golpe (vídeo: Cainã Miqueias)

A Polícia Civil disponibilizou uma cartilha para orientação contra golpes de estelionatários. Para conferir o conteúdo da cartilha clique no arquivo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM