[the_ad id="288653"]

Espetáculo que retrata a história do Vale do Rio Doce será apresentado em festival nacional de artes cênicas

Espetáculo que retrata a história do Vale do Rio Doce será apresentado em festival nacional de artes cênicas
FOTO: Divulgação/ Univale

Grupo do Teatro Universitário de Valadares levará a peça “Nosso Chão” para o maior evento de teatro do Brasil, em Conselheiro Lafaiete

GOVERNADOR VALADARES – A peça “Nosso Chão”, que tem como proposta abordar de forma sensível e poética as raízes culturais, no Vale do Rio Doce, chegará no 23º Festival Nacional de Artes Cênicas. O evento acontece até o dia 27 de julho em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, e reunirá mais de 50 grupos teatrais e 300 artistas de diferentes partes do país.

O grupo do Teatro Universitário da Univale apresentará a peça nesta sexta-feira (25), às 20h, no Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete . Ao todo, 18 integrantes do grupo participarão da programação, composta por atividades formativas, oficinas, rodas de conversa e pela mostra competitiva. O grupo do Teatro Universitário faz parte de um projeto de extensão com atuação voltada para a formação, inclusão e expressão artística da Univale.

Com dramaturgia autoral e coletiva, o espetáculo narra a trajetória de uma família que luta pela permanência na terra. Em paralelo eles precisam lidar com a exaustão do solo, perdas e conflitos. A protagonista carrega em seu corpo a ancestralidade dos povos originários e uma relação com a natureza que se opõe à lógica da exploração. A peça percorre temas como identidade, resistência, memória e deslocamento, e propõe uma reflexão sobre o pertencimento e o impacto das transformações no território.

A ida ao festival marca um momento importante para os participantes e também para a cena cultural da região. “A valorização da arte dentro da universidade é fundamental para a formação cidadã e crítica dos nossos estudantes. Estar em um festival dessa magnitude é uma oportunidade única de mostrar o que produzimos com dedicação. Levar o espetáculo ‘Nosso Chão’ para outras cidades é levar um pedaço da nossa história, é reafirmar a potência da arte como ferramenta de transformação”, destacou o coordenador do projeto, Valdicélio Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM