O espetáculo “Caolha”, da Cia de Artes Asas do Invento, brilhou no palco do FACE (Festival Nacional de Teatro de Conselheiro Lafaiete). Nesse último final de semana, no sábado (22), a peça recebeu o reconhecimento pelo júri na categoria drama. O grupo de teatro já apresentou a peça em Governador Valadares no mês de julho.
Prêmios e indicações
O espetáculo “Caolha” é baseado no conto homônimo de Júlia Lopes de Almeida e adaptado e dirigido por Maya Portugal. A artista valadarense conquistou dois prêmios: Melhor Cenografia e Melhor Caracterização, honrando a técnica e criatividade da equipe envolvida na montagem.
Além disso, “Caolha” também foi destaque nas indicações com reconhecimentos nas seguintes categorias: Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz atribuído a Milena Bispo, Melhor Direção sob a condução de Maya Portugal e ainda indicado a Melhor Espetáculo, tudo isso na categoria drama.
O Festival
O Festival Nacional de Teatro de Conselheiro Lafaiete (FACE), que reúne artistas de todo o Brasil, proporciona um espaço de intercâmbio cultural e fomento ao teatro, destacando-se como um dos principais eventos do gênero na região, similar ao FENTA (Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares), que anualmente acontece no mês de janeiro.
Sobre o espetáculo
O espetáculo conta a história de Antonico e sua mãe, apelidada de “Caolha”, devido a uma deficiência visual em seu olho esquerdo. A trama acompanha a vida de Antonico, que foi marcado e estigmatizado como “filho da Caolha”, o que o levou a desenvolver uma rejeição implícita pela própria mãe ao longo do tempo.
“Caolha” propõe uma reflexão sensível sobre bullying, preconceito e os desafios da maternidade. A relação entre Caolha e Antonico representa a complexidade da relação materna, com suas alegrias e dores.