O objetivo é entender as necessidades e particularidades da região para construir um Plano de Negócio, o qual visa conciliar o aumento da produtividade e rentabilidade econômica com a proteção ambiental
Governador Valadares recebe, nesta quarta-feira (21), o Maurício Hoffmann, renomado consultor em negócios agroflorestais, para implantar uma unidade demonstrativa de Sistema Agroflorestal (SAF) em dois hectares do Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS), localizado no distrito de Baguari.
O especialista vem à cidade a convite do Centro de Informações e Assessoria Técnica (CIAAT), visitará o SAF e discutirá com a equipe do CIAAT sobre a viabilidade do negócio, que visa manter uma produção agrícola lucrativa em harmonia com o meio ambiente.
Nos dias em que passar no município, Maurício buscará entender as necessidades e particularidades da região para construir um Plano de Negócio, o qual terá o mapeamento dos custos, etapas e processos necessários para que o SAF seja implantado e se desenvolva comercialmente.
Segundo o CIAAT, ao trazer esta tecnologia agrícola, fomenta-se o debate e a disseminação dos sistemas agroflorestais na região, que foi vítima de extrativismo desordenado nas décadas passadas, o que provocou diversos impactos negativos ambientais, sociais e econômicos.
Sobre o consultor
Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UNB), Maurício Hoffmann é consultor em negócios florestais. Desde 2000 passou a atuar tendo a metodologia da agricultura sintrópica, desenvolvida pelo suíço Ernst Götsch, pesquisador com quem trabalhou e é próximo.
Maurício já atuou como professor de sistemas agroflorestais e coordenou projetos na área. Além disso, desenvolveu e coordena a Fazenda Elo Florestal Inkóra, localizada no Distrito Federal, onde produz frutas orgânicas por meio de sistema agroflorestal.
O que é o SAF
Segundo cartilha do Senar, o Sistema Agroflorestal (SAF) é definido como formas de uso e manejo dos recursos naturais, nas quais árvores e herbáceas são utilizadas em associação com cultivos agrícolas na mesma área, de maneira simultânea ou em sequência, com o objetivo de conciliar o aumento da produtividade e rentabilidade econômica com a proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida. O SAF pode, ainda, abrigar a produção de animais simultânea aos cultivos agrícolas.
Sobre o CIAAT
Fundado em 2006, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), é uma instituição da sociedade civil, que tem como seu principal objetivo atuar como agência de desenvolvimento, promovendo e fomentando o desenvolvimento com base no tripé da sustentabilidade: sociedade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente saudável.
Atualmente, o CIAAT está presente em 15 municípios realizando projetos de restauração ambiental. Tal trabalho acontece em mais de 300 propriedades rurais, tendo sido restaurados mais de 4 mil hectares e mais de mil nascentes.