GOVERNADOR VALADARES – As escolas públicas e privadas de Governador Valadares terão que substituir, de forma gradativa, as tradicionais sirenes e alarmes por sinais musicais suaves. A medida está prevista na Lei nº 7.821, de 29 de julho de 2025, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do Município nessa segunda-feira (4).
O objetivo é criar um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem sofrer com os efeitos de sons estridentes, como crises de pânico, desconforto sensorial e sobrecarga auditiva.
Mudança gradual e conforme necessidade de troca dos equipamentos
De acordo com o texto da nova legislação, a substituição dos alarmes ocorrerá aos poucos, à medida que os equipamentos atuais precisarem ser trocados. A lei vale para todos os estabelecimentos de ensino da cidade, sejam eles públicos ou privados.
A nova sinalização deverá utilizar músicas suaves, agradáveis e com volume controlado, justamente para evitar estímulos sensoriais agressivos a estudantes neurodivergentes, especialmente os com TEA.
Escolas novas já devem se adequar
A legislação também determina que novas unidades escolares construídas a partir de agora já deverão contar com sinaleiros musicais, como forma de garantir a adaptação desde o início de suas atividades.







