Iniciativa e recursos partiram da administração do município
Sempre é tempo de lembrarmos a importância do esporte para o desenvolvimento, a inserção social e, por que não, para o cultivo de uma vida saudável e feliz?! Quando se é criança então, aprender práticas tão benéficas se torna essencial.
A Prefeitura de Coronel Fabriciano considera importante destacar o incentivo ao esporte nos ambientes educacionais e, diante disso, investiu cerca de R$ 120 mil na aquisição de kits de materiais e equipamentos para as atividades esportivas das aulas de educação física.
“Foram adquiridas bolas específicas para todas as faixas de idade em todas as modalidades esportivas, além de escadas de agilidade, cones, chapéus chinês, barras de atletismo, aparelhos de jump e step, e kits de aeróbica. Também foram adquiridos jogos de dama, xadrez, uno, peteca, dedo-bol, corda e arco, redes de vôlei e futsal”, detalhou a assessoria de comunicação.
Todas as 25 escolas do município e região foram contempladas com os kits, que já irão marcar presença nos Jogos Escolares de Coronel Fabriciano (JEF-2021) e nos Jogos da Integração e Inclusão de Coronel Fabriciano (JIICF-2021).
O Secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, falou da realização pessoal ao entregar os kits para os alunos. “Eu aprendi jogar xadrez na escola de ensino fundamental. Hoje estamos investindo no futuro destes estudantes, pois o esporte e as atividades físicas poderão transformá-los em cidadãos mais preparados para o mundo”, disse.
Uma iniciativa do próprio município
Tanto a iniciativa quanto o investimento partiram da própria administração do município, já que em 2017 o Governo Federal cessou o projeto Mais Educação, que era a principal fonte de recursos para ações deste fim.
Novo projeto visa combater a obesidade infantil
Com o apoio do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Governança da Saúde, foi implantado um novo projeto: o combate à obesidade infantil por meio da prática de atividade física.
Práticas como desafios aeróbicos semanais, aulas de jump, step, funcional e ritmos estão sendo realizadas para alunos do 6º ao 9º ano.
Quem participar do desafio de saúde e atividade física do Educar Mais terá o Índice de Massa Corporal (IMC) aferido pelos profissionais de educação física e, após 30 dias, será feita uma nova aferição para que os profissionais analisem os resultados e possam dar um parecer ao aluno.
O grupo terá 4 aulas semanais de 30 minutos de atividades aeróbicas e anaeróbicas, visando melhorar a saúde e a condição física dos participantes. As atividades estão acontecendo no Clube Olímpico do Bairro Amaro Lanari e no Núcleo Ivano Bessa (Curumim).