[the_ad id="288653"]

Escola estadual de Valadares é selecionada para implantação do programa Minas Bilíngue

FOTO: Divulgação/SEE-MG

GOVERNADOR VALADARES – O Governo de Minas divulgou, nesta terça-feira (13), a lista das 30 escolas estaduais selecionadas para a primeira etapa de implantação do Minas Bilíngue, projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançado em 2025 e que passa a ser implementado a partir do ano letivo de 2026. Entre as unidades contempladas está a Escola Estadual Carlos Luz, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, em Governador Valadares.

Além da escola valadarense, também foram selecionadas a Escola Estadual Conde Afonso Celso, de Almenara, e a Escola Estadual José Augusto Ferreira, de Caratinga. A iniciativa tem como objetivo promover o ensino bilíngue e intercultural na rede pública estadual, ampliando as oportunidades acadêmicas, profissionais e formativas dos estudantes.

O Minas Bilíngue integra a política educacional do Estado voltada à formação integral dos alunos e à preparação para atuação em um mundo cada vez mais globalizado. O programa articula o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas, culturais e socioemocionais, sendo direcionado a escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e o Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), sem aumento da carga horária dos estudantes.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o projeto representa um avanço significativo para a qualidade do ensino público mineiro. “Com o Minas Bilíngue, os estudantes podem aprender o conteúdo tradicional usando a língua portuguesa, mas também essa segunda língua. Isso é importante, pois mais oportunidades se abrem aos estudantes mineiros e tenho certeza que será um salto importante de qualidade para a nossa rede”, destaca.

As aulas terão início no dia 4 de fevereiro, conforme o Calendário Escolar 2026 da SEE-MG, marcando o começo da execução do projeto em sala de aula. Nas escolas bilíngues, a língua estrangeira adicional (escolhida pela comunidade escolar), passa a ter carga horária ampliada e é integrada a outros componentes curriculares. Em Governador Valadares, Almenara e Caratinga, a língua estrangeira definida foi o inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM