A Escola Municipal Antônio de Castro Pinto, localizada no distrito de Goiabal, tem motivos de sobra para celebrar. Isso porque a instituição de ensino brilhou com o projeto “Aprender Vale a Pena” e agora está entre as 10 contempladas na categoria Diretor, do prêmio Conectando Boas Práticas. De acordo com a Prefeitura de Valadares, a premiação é uma iniciativa da rede Conectando Saberes. A realização também conta com o apoio da Fundação Lemann e de secretarias de educação de todo o país.
No entanto a escola Antônio de Castro é a única de Minas Gerais a receber o prêmio.
Projeto Aprender Vale a Pena
O projeto institucional “Aprender Vale a Pena” envolve desde alunos da Educação Infantil aos estudantes dos anos finais, com atividades por meio da Plataforma de Educação, da Khan Academy e as aulas pela TV Educação. Desse modo, professores utilizaram o whatsapp para fazer chamadas de vídeo e repassar atividades ao grupo durante as aulas remotas.
Mas com o retorno do ensino presencial vieram As avaliações e simulados também presenciais. Sendo assim, a cada atividade efetuada, os alunos ganhavam um “dinheiro virtual” como recompensa, que foi trocado por produtos no Shopping Virtual da escola.
Compromisso com os alunos
Emocionada, a diretora da escola, Renata de Jesus Sousa, vibrou ao falar sobre a conquista: “Emocionante. O coração não cabe no peito. Passa flash na mente do período tenso que vivemos na pandemia, a escola vazia, sem a presença dos alunos. Tivemos que nos reinventar e pedir permissão para entrar nos lares, porque tínhamos um compromisso com nossos alunos. As famílias apoiaram os professores, que se dedicaram ao máximo. A comunidade também apoiou com as doações para o shopping virtual. Hoje graças a Deus podemos colher os frutos deste belo trabalho coletivo através do reconhecimento”.
Além disso, a escola está criando um e-book para a publicação em âmbito nacional. Ainda será agendada uma premiação para âmbito nacional e regional. Mas Renata garante que o projeto ainda tem muito a ofertar. “Não vamos parar por aí. Nosso desafio aumenta porque vamos aperfeiçoar o projeto neste ano”; finaliza.
Sobre o Conectando Saberes
A Rede Conectando Saberes surgiu em 2015. O projeto reuniu professores que se destacavam em suas regiões nas atividades escolares. “Foi assim, pensando em conectar educadores de diferentes realidades do país, que nasceu a Conectando Saberes: de professor para professor, com o desejo de garantir uma educação pública de qualidade para todos os alunos”, ressaltou a Prefeitura de Valadares.
Com informações da Prefeitura de Valadares.















