GOVERNADOR VALADARES – A Equipe Huck, formada por quatro canoístas de Governador Valadares e um canoísta de Colatina, teve destaque na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida, realizada entre os dias 27 e 29 de abril, em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro, ao conquistar resultados expressivos em diferentes categorias. Alexandre Toso venceu a prova clássica na categoria Sênior, Willian Huck ficou em segundo lugar na clássica e em terceiro no sprint pela Master A, enquanto Ronaldo Paranhos assegurou o vice-campeonato nas duas provas da categoria Master B.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), abriu o calendário nacional da modalidade e ainda terá mais duas etapas ao longo da temporada. A próxima disputa acontecerá entre 17 e 19 de julho, em Tibagi, no Paraná, enquanto a etapa final será realizada em Macaé, no Rio de Janeiro, em data ainda a ser confirmada.
Sprint
Os atletas enfrentaram as águas do Rio Macaé, com treinos livres na sexta-feira (27) e a prova sprint no sábado (28), em percurso de 200 metros. Na disputa do sprint da categoria Master A, Willian Huck garantiu a terceira colocação ao completar a final em 1min13s03. O título ficou com Gustavo Miller, que marcou 1min02s90, enquanto Rafael Girotto terminou em segundo, com 1min06s24.
O canoísta valadarense, Alexandre Toso, também avançou à final, mas capotou durante a descida e não conseguiu completar a prova na categoria Sênior. Já Marcos Toso, na categoria Sênior, e Isaías Lobo, na Master A, ficaram fora da decisão. Representando a equipe valadarense na categoria Master B, o canoísta de Colatina, Ronaldo Paranhos, conquistou o vice-campeonato com o tempo de 1min10s58.
Clássica
No domingo (29), a prova clássica exigiu resistência em um percurso de cinco quilômetros. William Huck fechou a disputa da categoria Master A em 9min59s83 e terminou em segundo lugar, atrás de Gustavo Miller, que venceu com 9min00s69. Rafael Girotto completou o pódio em terceiro, com 10min03s84. Alexandre Toso confirmou o título da categoria Sênior ao registrar 10min34s29, enquanto Ronaldo Paranhos voltou ao pódio com a segunda posição na Master B, em 10min20s42.
Ao avaliar o desempenho da equipe, William Huck destacou a resposta dos treinos diante de um percurso técnico e cheio de obstáculos. “Nesta etapa eu consegui ver o quanto os treinos refletiram nos resultados desta primeira etapa, fiquei muito feliz e empolgado com os meus resultados e com a conquista do Alexandre. O rio era muito técnico, com muitas pedras pelo percurso, um erro comprometia todo o resultado, além dos prejuízos materiais. Um atleta da nossa equipe chegou a perder o caiaque e não pôde terminar a prova. Agora é nos preparar melhor, teremos mais dois eventos antes do mundial, a Copa do Brasil de Canoagem Velocidade, de 10 a 12 de abril, em Lagoa Santa e a Copa Valadares de Canoagem, dia 19 abril, na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares.”
Valadares no Mundial
Willian Huck está classificado para disputar o Campeonato Mundial de Canoagem Descida, competição que será realizada na Bósnia e Herzegovina entre os dias 21 e 24 de maio. O canoísta de Governador Valadares mobiliza apoiadores para viabilizar a participação no Mundial e busca arrecadar recursos para custear despesas com viagem e hospedagem. Para isso, o atleta lançou uma rifa online e conta com o apoio do público. Quem quiser contribuir pode acessar a rifa clicando aqui.
De acordo com a CBCa, a canoagem descida não integra o programa olímpico e, por isso, não recebe recursos da Lei Agnelo/Piva. Dessa forma, os atletas convocados precisam custear integralmente a participação nas competições, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação e demais despesas operacionais.











