Pantera tenta se impor em casa, mas perde na segunda rodada do Mineiro
GOVERNADOR VALADARES – O Democrata tentou, mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0 para o América, na tarde desta quarta-feira (14), pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. Em um duelo marcado por sol e chuva, em horário atípico no Mamudão, a Pantera recebeu um dos adversários mais fortes da competição, buscou se impor como mandante, mas acabou superado pelo Coelho.
Obrigada a mexer cedo no time, o alvinegro acabou mudando seu jeito de jogar ainda durante a partida. As alterações quebraram um pouco o ritmo da equipe, que passou a sofrer mais defensivamente. Mesmo assim, o Democrata se segurou graças a uma grande atuação do goleiro Thulio, decisivo em vários momentos — principalmente no segundo tempo — e fundamental para evitar um placar mais elástico.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou quente. Logo aos 4 minutos, o VAR acionou a arbitragem e o zagueiro Rafael Klein foi expulso após interromper uma jogada perigosa de contra-ataque.
Mesmo com a desvantagem numérica do lado alvinegro, os minutos iniciais foram de equilíbrio. O Coelho chegou a levar perigo ao gol defendido por Thulio em algumas oportunidades, mas a Pantera respondeu rapidamente. Em cobrança de falta rasteira e venenosa, o lateral Bryan obrigou o goleiro Gustavo a trabalhar.
No entanto, as mudanças feitas na equipe valadarense por volta dos dois terços do primeiro tempo — com as saídas de Marcelinho e Bismarck, jogadores mais ofensivos, para a entrada de peças de marcação — acabaram chamando o América para o ataque.
A pressão surtiu efeito aos 38 minutos. Em jogada de bola parada, o lateral Marco Antônio desviou de cabeça contra o próprio gol, abrindo o placar para o América: 1 a 0 sobre o Democrata.


SEGUNDO TEMPO
A Pantera voltou para o segundo tempo com mais duas alterações: Dudu Pedrotti e o atacante Giovanni deixaram o campo para as entradas do centroavante Márcio Jonatan e do lateral Marcos, que passou a jogar mais avançado, quase como um ponta.
Do outro lado, o tricolor da capital seguiu pressionando e dando trabalho à defesa valadarense, com jogadas que levaram perigo e deixaram a torcida democratense apreensiva. Já o alvinegro até tentou responder nos contra-ataques e na bola parada, mas o desgaste físico falou mais alto.
A última grande chance veio aos 86 minutos, quando o América fez o travessão do Democrata balançar em uma cabeçada.


PRÓXIMO DUELO
Agora, os valadarenses voltam as atenções para o duelo contra o Athletic. A partida será no próximo sábado (17), às 18h, no Estádio Mamudão. O confronto vem cercado de expectativa para quebrar uma sequência indigesta: o Democrata não vence em casa desde abril de 2024.
FICHA TÉCNICA
DEMOCRATA
Thulio (C); Lucas Evangelista, Rafael Klein, Henrique e Bryan; Luiz Henrique, Bernardo Diniz, Marcelinho (Léo Dourado) e Giovanni Carignano (Márcio Jonatan); Bismarck (Marco Antônio) e Dudu Pedrotti (Marcos). Técnico: Vladimir Araújo.
AMÉRICA
Gustavo; Léo Alaba, Ricardo Silva (C), Rafa Barcelos e Artur (Paulinho); Felipe Amaral; Gabriel Barros (Jhonatan), Person (Fer Elizari), Yago Souza (Val Soares) e Thauan (Everton Brito); Paulo Victor. Técnico: Alberto Valentim.
GOLS: Marco Antônio (contra).
CARTÕES AMARELOS: Artur, Person e Ricardo Silva (América)
CARTÃO VERMELHO: Rafael Klein (Democrata)
ARBITRAGEM
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Emílio Junio Nascimento Santos
Quarto árbitro: Esdras Henrique Gonçalves do Couto
VAR: Leonardo Rotondo Pinto







