Com o objetivo de prevenir contra as doenças causadas pelas arboviroses, mesmo não havendo nenhum caso no município, a Secretaria de Saúde de Entre Folhas, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Prefeitura, realizou, nessa quinta-feira (10), uma reunião que teve como objetivo discutir os números do último LirAa. Na oportunidade, a responsável pela pasta, Renata Barbosa, pediu para a população continuar com os cuidados para combater as doenças, que incluem dengue, zika e chikungunya.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, os trabalhos de combate à dengue na cidade estão sendo realizados, respeitando o cronograma do governo federal. Na reunião, foram traçadas algumas estratégias como o PPS (Programa de Prevenção e Saúde) e limpeza de principais pontos na cidade. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegyti é feito quatro vezes ao ano, e um tratamento específico também é feito de dois em dois meses no município.
O LirAa consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do mosquito transmissor. O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção ou ocorrências de focos do mosquito e os criadouros predominantes.
Com informações da Prefeitura de Entre Folhas