Saúde e educação no combate ao novo coronavírus. A Associação Médica de Governador Valadares (AMGV) começou nesta semana a produção de máscaras de proteção, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares e com o apoio do Sindicato dos Médicos de Governador Valadares (SINMED-GV), Unimed Governador Valadares e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
As mascaras serão encaminhadas para profissionais da saúde da cidade, que têm trabalhado no combate ao novo coronavírus (COVID-19).
De acordo com o Senai, o diferencial é que as máscaras estão sendo produzidas por meio da tecnologia tridimensional, com o uso de impressora 3D. As máscaras de proteção são compostas por um suporte produzido na impressora 3D, acoplado a uma película de acetato que cobre todo o rosto.
Essas máscaras são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O presidente da AMGV, Roberto Carlos Machado, ressalta que a ideia é distribuir as máscaras de proteção (face shields), equipamento fundamental para inibir as chances de contaminação, sendo essenciais para que os médicos possam transitar de forma segura nos ambientes de risco.
“As máscaras que estão sendo produzidas nas impressoras 3D são consideradas barreiras de proteção para os profissionais de saúde, o que certamente contribuirá para maior segurança, minimizando a possibilidade de contato com gotículas de saliva ou secreções dos pacientes”, destacou.
(Informações do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI)/GV)