Retornam às atividades pedagógicas presenciais escolas em municípios nas ondas verde ou amarela e que a Prefeitura não apresentar restrições
Depois de mais de um ano sem atividades presenciais devido à pandemia de covid-19, escolas da rede estadual de ensino voltam a receber os estudantes a partir da próxima segunda-feira (21/6). As unidades de ensino estão sendo preparadas com todo o cuidado que o momento exige para que a retomada se dê com segurança. As atividades presenciais serão oferecidas por ensino híbrido, que alterna a ida dos alunos à escola.
Na semana de retorno, os estudantes vão participar das atividades pedagógicas presenciais; na seguinte, os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na terceira semana, as atividades voltarão a ser presenciais – e assim por diante, mantendo a alternância.
“A escola permanecerá aberta por uma semana para atendimento presencial de apoio à atividades remotas e esclarecimento de dúvidas. Na semana seguinte, haverá apenas atendimento remoto por meio das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Essa organização é importante para mantermos os dois tipos de atendimentos e para acompanharmos a evolução dos indicadores de saúde durante a retomada”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins.
As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma. Nesses momentos, o estudante poderá interagir e compartilhar os conhecimentos alcançados durante o Regime de Estudo não Presencial e obter suporte pedagógico para desenvolver as habilidades ainda não consolidadas.
Alternância
Para proporcionar ainda mais segurança aos profissionais da educação e aos alunos, cada escola deve organizar o atendimento às turmas observando o distanciamento previsto pelos protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Para isso, o gestor escolar vai formar grupos de atendimento aos estudantes.
A carga horária de trabalho do professor deve ser cumprida também alternando entre o regime presencial e o remoto. Na semana em que o professor realizar o atendimento presencial na escola, não haverá atendimento pelo Conexão. Na semana seguinte, o cumprimento da carga horária será de forma remota, seguindo o atendimento do aluno por meio do aplicativo.
No dia 21/6 começam as atividades presenciais aos alunos de escolas estaduais que oferecem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, localizadas em municípios em ondas verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresenta restrições. Nessas unidades, os profissionais da educação já retomaram as atividades presenciais desde a última segunda-feira (14/6). Eles estão se organizando para que tudo já esteja pronto para receber os alunos.
Servidores que pertencem a grupos de risco permanecem em teletrabalho e não realizam atividades presenciais nas escolas.
Retorno facultativo
A participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa. Sendo assim, nos casos em que pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) continuará oferecendo o Regime de Estudo não Presencial, que ainda é obrigatório.
A carga horária e a frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio do Plano de Estudo Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.
Retorno gradual
O retorno dos demais anos de escolaridade será gradual, com avaliação das condições locais e dos indicadores epidemiológicos. A cada 14 dias deve ser analisado o início progressivo do ensino híbrido para os demais anos de escolaridade, a começar pelas turmas do 3º ano do ensino médio, seguidas pelas turmas do 9º ano do ensino fundamental, pelos módulos conclusivos da Educação de Jovens e Adultos e por módulos conclusivos e práticos dos cursos técnicos parciais.
A SEE/MG irá orientar, em momento oportuno, sobre a possibilidade do início do ensino híbrido para os demais anos de escolaridade.