Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da radiação solar.
A geração utiliza de uma tecnologia de energia limpa e sustentável sem impactos ao meio ambiente. Quando a radiação solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor entram em movimento, desta forma gerando eletricidade, sendo que isto ocorre inclusive, ainda que em menor proporção, em dias nublados ou chuvosos.
Nossa região, favorecida pelo clima quase sempre quente, possui um grande potencial para este tipo de geração.
A FADIVALE, em 2019, realizou com êxito o seu projeto de energia solar. Para o diretor financeiro, Dr. Altino Machado, o projeto “é a responsabilidade social e ambiental da instituição, aliada à tradição no ensino do Direito”.
Segundo Dr. Altino Machado, a energia solar fotovoltaica traz benefícios econômicos, ambientais e sociais por economizar da conta de luz e ter vida útil elevada.
Entre as vantagens da energia solar estão: o baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil de mais de 25 anos.
Com sua extensa lista de benefícios, há projeções que, em 2022 a energia solar fotovoltaica poderá ser considerada maior do que qualquer outra tecnologia renovável por ser provinda de uma fonte de energia gratuita (o sol), inesgotável e diminuir os impactos ao meio ambiente.
A energia solar possui um papel importantíssimo na diminuição dos impactos ambientais em todo o mundo. E no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, iniciativas como o projeto de energia solar da FADIVALE devem ser celebrados. Preservar o meio ambiente é preservar a vida.
Não podemos esquecer que essa data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.