O 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais foi realizado na última segunda-feira (6), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Cerca de 400 representantes de municípios participaram do evento promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com as cidades do estado.
O encontro foi realizado pela primeira vez de forma presencial, e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de cultura e turismo no estado, além de aproximar a Secult e os municípios. Ainda contou com mesas redondas, para a apresentação dos gestores territoriais e das entidades vinculadas à Secult, além de apresentações técnicas.
Durante o evento foi realizada a assinatura de parceria entre Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Secult, com o lançamento do acervo virtual dos museus estaduais na plataforma Tainacan.
Outro ponto importante para o desenvolvimento de políticas públicas foi a formalização da assinatura do Termo de Reciprocidade, com o intuito de conferir ao Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG) a posição de Unidade Cadastradora do estado de Minas Gerais.
Atualmente, Minas Gerais possui 457 museus cadastrados na plataforma virtual, e o objetivo é ampliar em todo o estado, o que auxiliará no acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção dos museus, com o propósito de aprimorar a qualidade das gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais. Informações: Agência Minas
A ‘Casa de Arte’ existe porque a vida não basta
🔊 Clique e ouça a notícia Galeria de arte no Teatro Atiaia exibe mais de 50 obras de artistas locais renomados GOVERNADOR VALADARES – Como poderíamos sobreviver no mundo sem