Por meio de simuladores, visitantes poderão sentir a prática de esportes como canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha e badminton
Nessa quarta-feira (21), a carreta do eMuseu do Esporte chegou ao município de Conselheiro Pena. O veículo já passou por diversas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro e na capital, atraindo milhares de visitantes.
O museu itinerante é uma ideia da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Essa atração vem equipada, ainda, com simuladores e vídeos que unem a prática esportiva e a tecnologia, permitindo ao público se aventurar nos simuladores ou, se preferir, aprender por meio do acervo sobre as maiores conquistas da história do esporte nacional.
As informações sobre esta iniciativa se encontram no site do eMuseu do Esporte, plataforma digital para preservação da história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica. Podem visitar o eMuseu pessoas de todas as idades e também com deficiência.
Programação
A carreta do eMuseu do Esporte ficará quatro dias em Conselheiro Pena, de 22 a 24 de setembro, no Parque de Exposição do município. Depois seguirá para Resplendor, onde permanecerá de 29 de setembro a 2 de outubro. O circuito mineiro será encerrado em Aimorés, de 6 a 9 do mês que vem. A visitação é gratuita.
O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão.
“A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva, e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade em rede e tecnológica, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Então nossa proposta é integrar através do virtual e presencial. Por onde a carreta passa sabemos que ali ficou a marca da importância do esporte na vida das pessoas, independente de qual modalidade, afinal, esporte é vida”, afirma Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte.
A carreta permanecerá em Conselheiro Pena até domingo (25). Depois disso, o veículo seguirá para Resplendor, onde ficará de 29 de setembro até o dia 2 de outubro. Por fim, no dia 6 de outubro, o museu itinerante partirá para Aimorés, onde permanecerá até o dia 9.