eMuseu: veículo carregado com a memória do esporte brasileiro chega a Conselheiro Pena

Por meio de simuladores, visitantes poderão sentir a prática de esportes como canoagem, snowboard, tênis de mesa, arco e flecha e badminton

Nessa quarta-feira (21), a carreta do eMuseu do Esporte chegou ao município de Conselheiro Pena. O veículo já passou por diversas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro e na capital, atraindo milhares de visitantes.

O museu itinerante é uma ideia da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na UERJ, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Essa atração vem equipada, ainda, com simuladores e vídeos que unem a prática esportiva e a tecnologia, permitindo ao público se aventurar nos simuladores ou, se preferir, aprender por meio do acervo sobre as maiores conquistas da história do esporte nacional.

Simulador do vôlei de praia. | FOTO: Divulgação/Museu do Esporte

As informações sobre esta iniciativa se encontram no site do eMuseu do Esporte, plataforma digital para preservação da história do esporte brasileiro, de forma interativa e dinâmica. Podem visitar o eMuseu pessoas de todas as idades e também com deficiência.

Programação

A carreta do eMuseu do Esporte ficará quatro dias em Conselheiro Pena, de 22 a 24 de setembro, no Parque de Exposição do município. Depois seguirá para Resplendor, onde permanecerá de 29 de setembro a 2 de outubro. O circuito mineiro será encerrado em Aimorés, de 6 a 9 do mês que vem. A visitação é gratuita.

O eMuseu do Esporte foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, busca a interação com a história local, o incentivo à prática esportiva e à inclusão.

“A carreta e suas atividades são totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico. Temos audiodescrição das atividades e os monitores são capacitados para esse atendimento. O esporte deve ser promovido de forma inclusiva, e um projeto como esse não podia ser diferente. Na nova sociedade em rede e tecnológica, integrar o virtual e a realidade é desafiador para profissionais de diversas áreas de atuação. Incorporando experiências virtuais às práticas reais se chega a melhores resultados na difusão e recepção de informação, gestão e, principalmente, como plataforma pedagógica, entre outras áreas. Então nossa proposta é integrar através do virtual e presencial. Por onde a carreta passa sabemos que ali ficou a marca da importância do esporte na vida das pessoas, independente de qual modalidade, afinal, esporte é vida”, afirma Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte.

A carreta permanecerá em Conselheiro Pena até domingo (25). Depois disso, o veículo seguirá para Resplendor, onde ficará de 29 de setembro até o dia 2 de outubro. Por fim, no dia 6 de outubro, o museu itinerante partirá para Aimorés, onde permanecerá até o dia 9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM