RIO GRANDE DO SUL – As empresas de crédito EQUIFAX | BOA VISTA, QUOD, SERASA EXPERIAN e SPC BRASIL suspenderão, por 60 dias, a negativação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas no Rio Grande do Sul (RS). A medida, que entrou em vigor no dia 1º de maio, data em que foi decretado o estado de calamidade pública, visa auxiliar na recuperação econômica da região após as fortes chuvas que atingiram o estado.
A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar tempo adequado para que credores e consumidores de crédito negociem suas dívidas de forma responsável, sem a pressão da negativação.
Detalhes da suspensão
Suspensão de novos pedidos de negativação: Durante o período de 60 dias não serão realizados novos pedidos de negativação de dívidas para pessoas físicas e jurídicas residentes no Rio Grande do Sul.
Atraso na inclusão de dívidas em processo de comunicação: As empresas de crédito adiarão a inclusão de dívidas, que já estejam em processo de comunicação no banco de dados, durante os 60 dias da medida.
Cancelamento de apontamentos: Apontamentos de inadimplência inscritos após a decretação da calamidade pública serão cancelados.
Indisponibilidade de informações de inadimplência: Até o fim do prazo estabelecido, as informações de inadimplência, assim como as demais relacionadas a ela, estarão indisponíveis para consulta ou utilização.
Medida anterior
Em abril de 2020, diante da pandemia da covid-19, as empresas de crédito já haviam ampliado o prazo de negativação para consumidores e empresas em todo o país. A ação teve impacto positivo, trazendo estabilidade ao processo de crédito e estimulando a negociação entre credor e devedor durante a crise de saúde.