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Empresária troca loja física pelas vendas on-line

O que era uma alternativa para enfrentar a pandemia se tornou a melhor opção de modelo de negócio 

Vanderléia Duarte de Souza é uma entre os milhares de empreendedores que precisaram ajustar o modelo de negócio por conta da pandemia da covid-19. No ano passado, com o fechamento da loja física de aromatizantes Essências do Campo, ela reorientou as atividades para o ambiente digital. E o resultado foi uma reviravolta na trajetória da empresa, que está há apenas dois anos no mercado. 

“Com o fechamento da loja, precisei migrar para as vendas on-line. O que eu não esperava era que este momento crítico para a economia em geral trouxesse um novo fôlego para os negócios. O sucesso das vendas pela internet foi tão significativo, que não foi mais necessário ter uma loja física”, destaca Vanderleia, que agora comemora um salto de 20% nas vendas on-line. 

A empresária faz parte de um universo de empreendedores que migraram os negócios totalmente para o modelo on-line durante a pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas, um em cada 10 empreendedores que usam o marketing digital como ferramenta de vendas decidiu fechar definitivamente o estabelecimento físico para atuar somente na internet. 

O levantamento, que ouviu 1.160 microempreendedores individuais (MEI) entre os dias 8 e 20 de maio, mostrou também que a maioria desses empreendedores (76%) acredita que usar a internet para divulgar ou vender seus produtos e serviços foi essencial para a sobrevivência do negócio ao longo do último ano.

A pesquisa traz ainda o perfil do empreendedor que está mais conectado. Entre as mulheres, 71% utilizam o marketing digital como ferramenta de venda, contra 62% dos homens. 

Segundo a empresária, no início as vendas eram tímidas e os negócios feitos pela internet não eram representativos, mas a chegada da pandemia trouxe um novo cenário. Desde a formalização, Vanderleia recebe o suporte do Sebrae Minas, por meio de orientações e consultorias, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento da empresa. 

“Além de nos orientar quanto ao processo de validação do negócio, o Sebrae nos oferece diversas capacitações, inclusive sobre marketing digital, que foram muito eficazes para minha empesa”, enfatiza a empresária. 

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