BELO HORIZONTE – Nessa quarta-feira (29), o Governo de Minas lançou o programa “Emergência MG”. O serviço permite o acionamento dos números 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) via internet. O sistema passará por uma fase de teste de 30 dias na cidade de Lagoa Santa. Após esse período, o sistema irá abranger toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e demais cidades de Minas Gerais.
O serviço de atendimento virtual é pioneiro no Brasil. É possível acessá-lo pelo site do programa, pelo aplicativo do Governo do Estado, o “MG App”, e pelo Telegram. O projeto é inclusivo, pois permite a utilização para pessoas surdas. A tecnologia também permite o compartilhamento de localização e fotos, além da realização de videochamadas. Durante o lançamento do programa, o governador Romeu Zema destacou a importância desses recursos. “Muitas vezes, alguém que está em perigo não pode falar, mas tem condição de escrever, enviar fotos, etc. Então o novo sistema é um passo muito importante para a segurança do mineiro”, relatou Zema.
O Emergência MG, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Sejusp, da Prodemge, da TabControl e da Seplag. Vale ressaltar que a chamada telefônica continuará funcionando normalmente, e que o novo sistema é apenas mais uma opção de atendimento.